segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Encontro dos pibidianos da UEPG discute melhorias na aprendizagem de línguas estrangeiras








A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma instituição que encanta a todos, seja pelo seu comprometimento na formação de novos profissionais ou pelos novos programas que ela oferece. No dia 24 de agosto de 2013, encontramo-nos no prédio do PDE para discutir um assunto que interessa a todos os acadêmicos dos cursos de licenciatura da UEPG: o domínio de uma segunda língua.
Para isso, a pauta do encontro de sábado de manhã trouxe várias experiências internacionais vivenciadas por alunos e professores.
A justificativa para o encontro e, portanto, para a preocupação de todos os envolvidos, se deve ao fato de que nos últimos dez anos houve uma expansão de intercâmbios na UEPG (e em todas as universidades brasileiras), tanto no envio de alunos para graduação sanduíche, estágios de curta e longa duração, quanto no recebimento de alunos de universidades estrangeiras.
Os relatos daqueles que já tiveram a oportunidade serviram para reafirmar o que todos sabiam: os requisitos básicos para preencher uma dessas vagas é ter boas notas e a fluência na língua do país escolhido.         
Um dos programas de ensino de línguas estrangeiras modernas apresentado e discutido foi o CELEM – Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, do Governo do estado. Criado em 1986, oferta cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, ucraniano e mandarim no estado do Paraná. O núcleo de educação de Ponta Grossa, entretanto, disponibiliza apenas os cursos de francês, espanhol, inglês e alemão devido à demanda da comunidade e de profissionais qualificados. As vagas para o CELEM, que é inteiramente gratuito, não são destinadas apenas aos alunos da rede pública, mas a toda a comunidade, funcionários e professores.
Outro programa de suma importância apresentado foi o CLEC-UEPG (Cursos de Línguas Estrangeiras para a Comunidade). Criado em 1984 na Universidade Estadual de Ponta Grossa, como projeto de extensão, visa oportunizar um espaço para os acadêmicos dos cursos de Letras colocarem em prática as teorias apreendidas ao longo da graduação e concomitantemente oferecer à comunidade cursos de línguas estrangeiras com baixo investimento. Atualmente, são ofertados os cursos de francês, espanhol e inglês, sendo, eventualmente, ofertados outros idiomas.
O CNPQ oferece o programa Ciências-sem-fronteiras, graduação sanduíche, que possibilita aos acadêmicos interessados realizarem parte de seus cursos no exterior, vivenciando, assim, experiências profissionais, educacionais e socioculturais únicas nos países por eles selecionados.
A apresentação desses Centros de Línguas e de Programas de bolsas do Governo Federal permitiu a ampliação da visão dos acadêmicos interessados em aprender uma língua estrangeira para ocupar uma das vagas nos intercâmbios oferecidos por diversas universidades estrangeiras vinculadas à UEPG.
           
            Essa e mais outras notícias em nosso blog ou no Portal da UEPG.




Kiminay de Oliveira