quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Teatro em Ponta Grossa



De 06 a 13 de novembro de 2013 acontece em nossa cidade o Festival Nacional de Teatro (FENATA), organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. O FENATA chega neste ano a sua 41ª edição promovendo a cultura através do Teatro nos Campos Gerais. Não podemos deixar de prestigiar esse evento em Ponta Grossa que tanto carece de produções culturais.
O FENATA é um dos festivais mais antigos do Brasil. Tendo sua 1ª edição em 1973. Coordenado pelo teatrólogo José Faria Moritz, conhecido como Telmo Faria, tinha o nome de Festival Nacional de Teatro Amador. O festival foi organizado todos os anos desde então, animando o público princesino durante o mês de novembro.
O FENATA, ao longo de suas 40 edições, trouxe a Ponta Grossa atores de renome como: Bibi Ferreira, Grande Otelo, Ary Fontoura, Lucélia Santos e Luís Fernando Guimarães. Segundo a Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizadora do evento, o Festival tem por objetivo “além de promover o debate sobre o fazer artístico, por meio da reunião de grupos de teatro de vários estados do país, propiciar os elementos para a formação de um público para o teatro.”
Neste ano, os espetáculos ocorrerão nos seguintes locais: Os espetáculos concorrentes na Mostra Competitiva (Teatro Adulto) têm apresentação no Cine Teatro-Ópera (Rua XV de Novembro, 452/468 – Centro); e os da categoria para crianças no Teatro Marista (Rua Rodrigues Alves, 701, Jardim Carvalho). As categorias Teatro de Bonecos/Animação e o As Dez em Cena serão apresentados no Cine Teatro Ópera, no Auditório B (Rua XV de Novembro, 452/468 – Centro). A categoria de Rua apresenta espetáculos no Calçadão da Rua Coronel Cláudio e no Parque Ambiental de Ponta Grossa.

A Mostra Paralela leva espetáculos para cidades da região, Shoppings, teatros e em outros espaços a serem definidos pela organização do festival. Os espetáculos da Mostra Especial serão apresentados em escolas, CMEIs, asilos e creches (pré-agendados). A seleção dos espetáculos para o festival ocorre de 16 a 27 de setembro, com divulgação até 30 de setembro. A confirmação dos selecionados será divulgada até 3 de outubro de 2013. O resultado final do 41º Fenata será divulgado, em 13 de Novembro, em cerimônia no Cine-Teatro Ópera.
Apresentação de O Avarento na edição de 2010 do Fenata: participação de atores consagrados ajudou a divulgar festival. Fonte: Gazeta do Povo.

Aí está um bom programa cultural para nos entretermos no mês de novembro.
Para maiores informações: