sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RUMO AO SUCESSO


O Colégio Linda Salamuni Bacila, mais uma vez, conta com a aprovação de alunos e ex-alunos no vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Esta é uma conquista de todos que com muita determinação iniciam uma nova etapa em suas vidas, é o inicio da preparação para uma carreira brilhante. Tudo isso é resultado de muito esforço, não só dos alunos, como também de toda a comunidade do Colégio professores, gestores e funcionários.


Parabenizamos, também, as famílias dos aprovados, apoiadoras nesse momento tão importante!


Seguem os nomes dos aprovados:

JULYANA KOZIEL WANDERBIST APROVADA EM TURISMO, E AS EX-ALUNAS LARISSA GONÇALVES DE LIMA APROVADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, JÉSSICA MAIARA PRZEKWAS APROVADA EM ADMINISTRAÇÃO E SUELEN CRISTINE JANDT APROVADA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.





                                                                                      











Julyana Koziel Wanderbist.



E ainda...




Dando continuidade às atividades preparatórias para o próximo vestibular, a Profª Ligia Paula Couto, coordenadora do Pibid Letras Português/Espanhol da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrou uma palestra no Colégio para os alunos do ensino médio.

A palestra teve como principal objetivo tirar as dúvidas mais frequentes dos alunos quanto ao Vestibular, ao PSS e aos cursos que a UEPG tem a oferecer.


Abaixo segue foto da apresentação e um relato de experiência da aluna Julyana Koziel Wanderbist que está aprovada no vestibular de inverno.















sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Olhar poético...olhar para ver...olhar para filmar

Como preparação para o 2º Festival de Curtas - Curtas no Linda, a preparação começa em sala de aula. O Festival será realizado dia 14 de Novembro, no auditório do prédio do PDE, no Campus Uvaranas.

Enquanto a data vai se aproximando, os alunos do 7º C esta semana refletiram sobre olhar. Depois de ler o poema Epigrama nº 5 de Cecília Meireles, eles compuseram também seus poemas sobre algo que observaram ao seu redor.
O objetivo desta atividade era despertar nos alunos um olhar mais atento e poético sobre a vida, pois filmar não é simplesmente ligar uma câmera e sair por aí. A câmera é a extensão do olhar de quem filma, é sua interpretação da história que se quer contar. Por isso é muito importante buscar um olhar sobre a vida mais atento, pois ela – a vida – acontece em detalhes.

Por Carolina C. Machado















quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PARCERIA ENTRE PIBID DE FRANCÊS E PIBID DE BILOGIA!

  Nessa quarta-feira, dia 11/09, nas dependências da UEPG concretizou-se a parceria entre os subprojetos PIBID de Letras Português-Francês e de Biologia, com a realização de uma oficina sobre a confecção de curtas-metragens .O objetivo é auxiliar os alunos do Colégio Linda Bacila nas produções dos curtas para o II FESTIVAL DE CURTAS “CURTA NO LINDA” que acontecerá no prédio do PDE – UEPG CAMPUS UVARANAS, às 19h do dia 14/11.


Para que o trabalho se realize de forma efetiva, no primeiro momento foram compartilhadas as experiências com os curtas já produzidos em 2012. A seguir, o trabalho foi centrado nas ferramentas de edição de vídeo e áudio. Essa parceria certamente trará frutos para todos, em especial para os alunos do Colégio Linda Bacila.




Nós do PIBID de francês agradecemos a disposição dos pibidianos, da Professora Marcela (coordenadora do Pibid de biologia) e da professora Adriana (supervisora) pelo empenho e vontade de colaborar.
Contamos com a presença de todos no II FESTIVAL.


                

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Teatro em Ponta Grossa



De 06 a 13 de novembro de 2013 acontece em nossa cidade o Festival Nacional de Teatro (FENATA), organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. O FENATA chega neste ano a sua 41ª edição promovendo a cultura através do Teatro nos Campos Gerais. Não podemos deixar de prestigiar esse evento em Ponta Grossa que tanto carece de produções culturais.
O FENATA é um dos festivais mais antigos do Brasil. Tendo sua 1ª edição em 1973. Coordenado pelo teatrólogo José Faria Moritz, conhecido como Telmo Faria, tinha o nome de Festival Nacional de Teatro Amador. O festival foi organizado todos os anos desde então, animando o público princesino durante o mês de novembro.
O FENATA, ao longo de suas 40 edições, trouxe a Ponta Grossa atores de renome como: Bibi Ferreira, Grande Otelo, Ary Fontoura, Lucélia Santos e Luís Fernando Guimarães. Segundo a Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizadora do evento, o Festival tem por objetivo “além de promover o debate sobre o fazer artístico, por meio da reunião de grupos de teatro de vários estados do país, propiciar os elementos para a formação de um público para o teatro.”
Neste ano, os espetáculos ocorrerão nos seguintes locais: Os espetáculos concorrentes na Mostra Competitiva (Teatro Adulto) têm apresentação no Cine Teatro-Ópera (Rua XV de Novembro, 452/468 – Centro); e os da categoria para crianças no Teatro Marista (Rua Rodrigues Alves, 701, Jardim Carvalho). As categorias Teatro de Bonecos/Animação e o As Dez em Cena serão apresentados no Cine Teatro Ópera, no Auditório B (Rua XV de Novembro, 452/468 – Centro). A categoria de Rua apresenta espetáculos no Calçadão da Rua Coronel Cláudio e no Parque Ambiental de Ponta Grossa.

A Mostra Paralela leva espetáculos para cidades da região, Shoppings, teatros e em outros espaços a serem definidos pela organização do festival. Os espetáculos da Mostra Especial serão apresentados em escolas, CMEIs, asilos e creches (pré-agendados). A seleção dos espetáculos para o festival ocorre de 16 a 27 de setembro, com divulgação até 30 de setembro. A confirmação dos selecionados será divulgada até 3 de outubro de 2013. O resultado final do 41º Fenata será divulgado, em 13 de Novembro, em cerimônia no Cine-Teatro Ópera.
Apresentação de O Avarento na edição de 2010 do Fenata: participação de atores consagrados ajudou a divulgar festival. Fonte: Gazeta do Povo.

Aí está um bom programa cultural para nos entretermos no mês de novembro.
Para maiores informações:

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Encontro dos pibidianos da UEPG discute melhorias na aprendizagem de línguas estrangeiras








A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma instituição que encanta a todos, seja pelo seu comprometimento na formação de novos profissionais ou pelos novos programas que ela oferece. No dia 24 de agosto de 2013, encontramo-nos no prédio do PDE para discutir um assunto que interessa a todos os acadêmicos dos cursos de licenciatura da UEPG: o domínio de uma segunda língua.
Para isso, a pauta do encontro de sábado de manhã trouxe várias experiências internacionais vivenciadas por alunos e professores.
A justificativa para o encontro e, portanto, para a preocupação de todos os envolvidos, se deve ao fato de que nos últimos dez anos houve uma expansão de intercâmbios na UEPG (e em todas as universidades brasileiras), tanto no envio de alunos para graduação sanduíche, estágios de curta e longa duração, quanto no recebimento de alunos de universidades estrangeiras.
Os relatos daqueles que já tiveram a oportunidade serviram para reafirmar o que todos sabiam: os requisitos básicos para preencher uma dessas vagas é ter boas notas e a fluência na língua do país escolhido.         
Um dos programas de ensino de línguas estrangeiras modernas apresentado e discutido foi o CELEM – Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, do Governo do estado. Criado em 1986, oferta cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, ucraniano e mandarim no estado do Paraná. O núcleo de educação de Ponta Grossa, entretanto, disponibiliza apenas os cursos de francês, espanhol, inglês e alemão devido à demanda da comunidade e de profissionais qualificados. As vagas para o CELEM, que é inteiramente gratuito, não são destinadas apenas aos alunos da rede pública, mas a toda a comunidade, funcionários e professores.
Outro programa de suma importância apresentado foi o CLEC-UEPG (Cursos de Línguas Estrangeiras para a Comunidade). Criado em 1984 na Universidade Estadual de Ponta Grossa, como projeto de extensão, visa oportunizar um espaço para os acadêmicos dos cursos de Letras colocarem em prática as teorias apreendidas ao longo da graduação e concomitantemente oferecer à comunidade cursos de línguas estrangeiras com baixo investimento. Atualmente, são ofertados os cursos de francês, espanhol e inglês, sendo, eventualmente, ofertados outros idiomas.
O CNPQ oferece o programa Ciências-sem-fronteiras, graduação sanduíche, que possibilita aos acadêmicos interessados realizarem parte de seus cursos no exterior, vivenciando, assim, experiências profissionais, educacionais e socioculturais únicas nos países por eles selecionados.
A apresentação desses Centros de Línguas e de Programas de bolsas do Governo Federal permitiu a ampliação da visão dos acadêmicos interessados em aprender uma língua estrangeira para ocupar uma das vagas nos intercâmbios oferecidos por diversas universidades estrangeiras vinculadas à UEPG.
           
            Essa e mais outras notícias em nosso blog ou no Portal da UEPG.




Kiminay de Oliveira