sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CHAMADA: II FESTIVAL DE CURTAS “CURTA NO LINDA”


O II Festival de Curtas já está em andamento. Devido ao grande sucesso da sua primeira edição, a equipe do subprojeto PIBID “Cinema e novas mídias: ferrametas para a leitura do mundo” não hesitou em lançar uma segunda edição.
Para novos leitores do blog e para refrescar a memória dos leitores assíduos e dos participantes da primeira edição, vejamos um pouco o que foi e o que é o Festival de Curtas “Curta no Linda”.
Desde o início de suas atividades o subprojeto PIBID Letras/Francês, denominado “Cinema e novas mídias: ferramentas para leitura do mundo” trabalha precisamente com os temas que o denominam. Ou seja, desde o ano de 2011, quando o grupo foi inserido no Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, os acadêmicos integrantes têm desenvolvido atividades diretamente relacionadas ao cinema  e a outras mídias, visando a formação de leitores capazes de ler o mundo que os circunda atualmente, um mundo que se tem escrito através das mídias.
Entre as atividades desenvolvidas, uma, em especial, possibilitou a ideia e posteriormente a realização do I Festival de Curtas “Curta no Linda”. Essa atividade, chamada “Curta no Linda”, consistia na assistência de curtas-metragens, de variados tipos, e comentários sobre eles. Visando o objetivo geral de capacitar os alunos a lerem esse tipo de mídia e despertando mais tarde o desejo (dos alunos e do subprojeto) de produzir curtas-metragens.
Lançou-se então o Festival, no qual os alunos do Linda Bacila apresentariam suas produções cinematográficas. A fim de fortalecer e enriquecer as produções dos alunos, foram ofertadas e ministradas oficinas de roteiro pelos “pibidianos”, bem como oficinas de produção cinematográfica com especialistas da região. Concomitantemente ao Festival, realizamos o Concurso de curtas, com o objetivo de incentivar ainda mais nossos alunos.


Confira a equipe organizadora do I Festival de Curtas Curta no Linda e os alunos participantes:

(Da esquerda para a direita: Maria Lucy, Allan, Leandro, Pamela, Josiane, Barbara, Ana Paula, Luana, Rosana, Kiminay, Laiane, Talitha, Amanda, Jefferson, Phellip)

(Alunos participantes do Festival)

Você que é aluno de Linda Bacila, não perca tempo, confira o regulamento, monte seu grupo e comece o seu filme! A data final de entrega dos curtas-metragens é  31/10/2013!