quinta-feira, 27 de junho de 2013


RUMO AO VESTIBULAR DA UEPG

Nas últimas semanas, o grupo do PIBID- Francês está realizando atividades com as obras literárias selecionadas para o vestibular da UEPG, com os alunos do 3º ano do Colégio Linda Salamuni Bacila. O vestibular que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, oferta vagas em diversas áreas, sendo elas humanas, sociais, tecnológicas, biológicas, exatas e da saúde.

Os alunos estão tendo a oportunidade de trabalhar diretamente com os livros solicitadas pela UEPG, que estão disponíveis na escola e foram comprados com recursos do PIBID. Cada dupla ou trio de pibidianos ficou responsável pela leitura e análise de uma das obras pretendidas, para propiciar aos educandos maior entendimento sobre elas. Além das obras, os alunos participam também de atividades específicas a partir das propostas de redação do vestibular da UEPG.

Os livros em questão são obras renomadas da Literatura Brasileira:

Dom Casmurro, de Machado de Assis- Janeffer e Allan

Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector- Pamela e Ana Paula

O Guarani, de José de Alencar - Kiminay e Carolina

 Muitas Vozes, de Ferreira Gullar - Laiane, Luana e Maria Lucy

Dois Irmãos, de Milton Hatoum- Juliana e Talitha

Redação: Leandro

O objetivo deste trabalho é contribuir com a formação dos alunos como leitores e também oferecer subsídios para uma leitura e análise considerável para que realizem um bom trabalho no dia da prova. Sabemos o quanto é importante este momento na vida de qualquer cidadão, principalmente daqueles que estão saindo do ambiente escolar rumo à Universidade.

Acreditamos que o esforço de cada vestibulando através da leitura e análise das obras, com certeza contribuirá com que ele alcance o caminho que deseja trilhar: a carreira universitária. Nesta semana encerraremos nossas atividades com as obras: Felicidade Clandestina, Muitas Vozes, Dois Irmãos.

Este trabalho contribui tanto para os alunos quanto para nós, futuros professores,em nosso processo de formação. O PIBID deseja a todos uma excelente prova e os esperamos na UEPG no ano seguinte como nosso calouros!

Bons Estudos!

Bom trabalho Pibidianos!!!



 
 
POSTADO POR: PAMELA TULLIO

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Chamada para o CIEL

   

    Pessoal, na semana que vem, nos dias 19, 20 e 21 de junho, ocorrerá na UEPG, Campus Central, o VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, evento de porte internacional, que vem crescendo com o intuito de promover discussões e aprimoramentos nos estudos de formação de professores.
     O CIEL surgiu em 2003 com a proposta de ser um Ciclo de Estudos Linguísticos, organizado pelo Departamento de Letras Vernáculas e pelo Departamento de Línguas estrangeiras Modernas. A partir do quarto ano de evento, o nome mudou para Ciclo de Estudos em Linguagem, com a proposta de acolher também ensino sobre as Literaturas. Em 2011 foi acrescentado ao grupo de organizadores o Programa de Mestrado em Linguagem, identidade e subjetividade.
 Nesta sétima edição, o evento conta com palestrantes aqui do Brasil e também de outros três países: Portugal, México e Moçambique.

Edição 2013
A programação deste ano conta com mini-cursos, mesas-redondas , lançamentos de livros,  Mostra de filmes, Simpósios e Grupos de Trabalho. A palestra de abertura ficará por conta do escritor português Amadeu Lopes Sabino.



Confiram mais nos sites:


http://ciel2013.blogspot.com.br/

terça-feira, 4 de junho de 2013

LIGIA PAULA COUTO: FAZENDO A DIFERENÇA

Parabéns à Profª Ligia Paula Couto, coordenadora do PIBID Letras Português/ Espanhol da UEPG pelo título de Doutora. Nós, Pibidianos de Francês, ficamos muito felizes por essa grande vitória, após tantos anos de estudo. Em sua tese, a professora abordou o tema A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: Por uma Cultura da docência e construção da identidade docente.
 A pesquisa revela a permanente preocupação e o compromisso da professora Ligia com os rumos da educação brasileira, neste caso em específico, com a formação de professores.
 Nós, que acompanhamos o trabalho da professora junto ao PIBID e à área de estágio supervisionado em língua espanhola, sabemos do empenho e da seriedade que ela dedica a tudo que realiza, por isso registramos aqui nossos cumprimentos e nosso reconhecimento.
 Segue o resumo da tese para que todos conheçam um pouco do trabalho.
 COUTO, Ligia Paula. A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: Por uma cultura da docência e construção da identidade docente. 2013. 186 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores(Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003; Buarque, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária, em especial no que se refere à formação pedagógica do professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005) ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a USP Leste e a UFPR Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem constituir propostas inovadoras. Como metodologia, em um processo qualitativo de pesquisa, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição ou outros documentos que possibilitavam a compreensão da proposta inovadora e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso, professores, presidente de comissão de graduação e diretor institucional. Por meio de análise dos dados coletados, foi possível constatar que ambas as universidades estão inovando e trabalhando a pedagogia universitária. No entanto, o trabalho com a pedagogia universitária e a formação pedagógica é muito mais presente na instituição que tem no ensino sua atividade fundante, do que naquela em que este fica subsumido na atividade de pesquisador do docente. Como resultado, é possível analisar duas realidades diferentes: a instauração de uma cultura da docência capaz de promover a construção da identidade docente de seus professores, e uma cultura mais voltada à pesquisa, desvinculada do eixo ensino. Por fim, a conclusão desse estudo revela que é necessária uma aproximação da teoria/prática no que se refere à inovação proposta e, para isso, a área da pedagogia universitária pode contribuir de maneira fundamental, principalmente no tocante à formação docente para lidar com o aspecto inovador do projeto.
Palavras-chave: Pedagogia universitária; Formação pedagógica do professor universitário; Identidade docente; Universidade; Inovação
 Fica aqui o abraço de todos os Pibidianos de Francês!