terça-feira, 4 de junho de 2013

LIGIA PAULA COUTO: FAZENDO A DIFERENÇA

Parabéns à Profª Ligia Paula Couto, coordenadora do PIBID Letras Português/ Espanhol da UEPG pelo título de Doutora. Nós, Pibidianos de Francês, ficamos muito felizes por essa grande vitória, após tantos anos de estudo. Em sua tese, a professora abordou o tema A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: Por uma Cultura da docência e construção da identidade docente.
 A pesquisa revela a permanente preocupação e o compromisso da professora Ligia com os rumos da educação brasileira, neste caso em específico, com a formação de professores.
 Nós, que acompanhamos o trabalho da professora junto ao PIBID e à área de estágio supervisionado em língua espanhola, sabemos do empenho e da seriedade que ela dedica a tudo que realiza, por isso registramos aqui nossos cumprimentos e nosso reconhecimento.
 Segue o resumo da tese para que todos conheçam um pouco do trabalho.
 COUTO, Ligia Paula. A pedagogia universitária nas propostas inovadoras de universidades brasileiras: Por uma cultura da docência e construção da identidade docente. 2013. 186 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia universitária em projetos inovadores de universidades públicas brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos professores para essa universidade? Determinados autores(Santos, 2008; Chauí, 2001, 2003; Buarque, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social. Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária, em especial no que se refere à formação pedagógica do professor universitário. Pimenta e Anastasiou (2005) ressaltam a importância da constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas foram a USP Leste e a UFPR Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas universidades afirmarem constituir propostas inovadoras. Como metodologia, em um processo qualitativo de pesquisa, foram avaliados os projetos político pedagógico da instituição ou outros documentos que possibilitavam a compreensão da proposta inovadora e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso, professores, presidente de comissão de graduação e diretor institucional. Por meio de análise dos dados coletados, foi possível constatar que ambas as universidades estão inovando e trabalhando a pedagogia universitária. No entanto, o trabalho com a pedagogia universitária e a formação pedagógica é muito mais presente na instituição que tem no ensino sua atividade fundante, do que naquela em que este fica subsumido na atividade de pesquisador do docente. Como resultado, é possível analisar duas realidades diferentes: a instauração de uma cultura da docência capaz de promover a construção da identidade docente de seus professores, e uma cultura mais voltada à pesquisa, desvinculada do eixo ensino. Por fim, a conclusão desse estudo revela que é necessária uma aproximação da teoria/prática no que se refere à inovação proposta e, para isso, a área da pedagogia universitária pode contribuir de maneira fundamental, principalmente no tocante à formação docente para lidar com o aspecto inovador do projeto.
Palavras-chave: Pedagogia universitária; Formação pedagógica do professor universitário; Identidade docente; Universidade; Inovação
 Fica aqui o abraço de todos os Pibidianos de Francês!