Parabéns à Profª Ligia Paula Couto, coordenadora do PIBID Letras
Português/ Espanhol da UEPG pelo título de Doutora. Nós, Pibidianos de Francês,
ficamos muito felizes por essa grande vitória, após tantos anos de estudo. Em
sua tese, a professora abordou o tema A pedagogia universitária nas
propostas inovadoras de universidades brasileiras: Por uma Cultura da docência
e construção da identidade docente.
A pesquisa revela a permanente preocupação e o compromisso da
professora Ligia com os rumos da educação brasileira, neste caso em específico,
com a formação de professores.
Nós, que acompanhamos o trabalho da professora junto ao PIBID e à
área de estágio supervisionado em língua espanhola, sabemos do empenho e da
seriedade que ela dedica a tudo que realiza, por isso registramos aqui nossos
cumprimentos e nosso reconhecimento.
Segue o resumo da tese para que todos conheçam um pouco do trabalho.
COUTO, Ligia Paula. A pedagogia universitária nas propostas
inovadoras de universidades brasileiras: Por uma cultura da docência e
construção da identidade docente. 2013. 186 f. Tese (Doutorado) –
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Esta
pesquisa de doutorado tem como objetivo principal analisar o papel da pedagogia
universitária em projetos inovadores de universidades públicas
brasileiras. Analisar a pedagogia universitária em propostas inovadoras no
ensino superior não é uma escolha aleatória. Há uma política de expansão da
universidade pública, mas há uma política de formação pedagógica dos
professores para essa universidade? Determinados autores(Santos, 2008; Chauí,
2001, 2003; Buarque, 2003) apontam a crise da universidade e a urgência de
mudança para que essa instituição não perca sua função e significância social.
Dessa maneira, será avaliado em que medida projetos que, a princípio, podem ser
classificados como inovadores cooperam para a transformação do ensino superior
na direção do que é esperado para o cumprimento de sua função social e de que
forma interagem com as discussões no campo da pedagogia universitária, em
especial no que se refere à formação pedagógica do professor
universitário. Pimenta e Anastasiou (2005) ressaltam a importância da
constituição da identidade docente do professor de ensino superior, que também
se daria em um processo de formação continuada. As universidades selecionadas
foram a USP Leste e a UFPR Litoral. Tal seleção baseou-se no critério dessas
universidades afirmarem constituir propostas inovadoras. Como metodologia, em
um processo qualitativo de pesquisa, foram avaliados os projetos político
pedagógico da instituição ou outros documentos que possibilitavam a compreensão
da proposta inovadora e foram feitas entrevistas com coordenadores de curso,
professores, presidente de comissão de graduação e diretor institucional. Por
meio de análise dos dados coletados, foi possível constatar que ambas as
universidades estão inovando e trabalhando a pedagogia universitária. No
entanto, o trabalho com a pedagogia universitária e a formação pedagógica é
muito mais presente na instituição que tem no ensino sua atividade fundante, do
que naquela em que este fica subsumido na atividade de pesquisador do docente.
Como resultado, é possível analisar duas realidades diferentes: a instauração
de uma cultura da docência capaz de promover a construção da identidade docente
de seus professores, e uma cultura mais voltada à pesquisa, desvinculada do
eixo ensino. Por fim, a conclusão desse estudo revela que é necessária uma
aproximação da teoria/prática no que se refere à inovação proposta e, para
isso, a área da pedagogia universitária pode contribuir de maneira fundamental,
principalmente no tocante à formação docente para lidar com o aspecto inovador
do projeto.
Palavras-chave: Pedagogia universitária; Formação pedagógica do
professor universitário; Identidade docente; Universidade; Inovação
Fica aqui o abraço de todos os Pibidianos de
Francês!