Desde o início
das atividades discentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, os
acadêmicos integrantes do subprojeto “Cinema e novas mídias: ferramentas para a
leitura do mundo” têm desenvolvido, durante as reuniões semanais do grupo,
propostas de oficinas de preparação para o vestibular de inverno e a posteriori o vestibular de verão da
UEPG.
Tais oficinas
propõem-se a analisar e discutir as questões de literatura, língua portuguesa e
propostas de redação dos vestibulares passados. Para tanto, far-se-á a leitura
de cada uma das obras exigidas (Dom Casmurro, de Machado de Assis; O Guarani,
de José de Alencar; Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Muitas Vozes,
de Ferreira Gullar; Dois Irmãos, de Milton Hatoun), pelos pibidianos e alunos do 3º ano do colégio, seguida de uma explanação
relacionada às questões dos vestibulares anteriores visando discorrer sobre as
características de cada obra.
Para as propostas de redação, pretende-se
fazer um treinamento de escrita e reescrita, observando os recursos de
estilística, coerência e coesão. Atentando-se às questões interiores e
exteriores ao texto.
No caso das
questões de língua portuguesa, que serão aplicadas e sequencialmente
corrigidas, almeja-se esclarecer as dúvidas mais recorrentes, bem como revisar
os conteúdos com maior abrangência nas provas anteriores.
Concomitantemente
a este trabalho, os vestibulandos serão incentivados a observar as questões das
demais áreas do conhecimento abordadas nos vestibulares, de modo a estarem
atentos ao que os espera no vestibular.
Imagem da última oficina desenvolvida nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa. |