domingo, 21 de abril de 2013

VESTIBULAR UEPG: lendo, escrevendo e reescrevendo: aprovação


Desde o início das atividades discentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, os acadêmicos integrantes do subprojeto “Cinema e novas mídias: ferramentas para a leitura do mundo” têm desenvolvido, durante as reuniões semanais do grupo, propostas de oficinas de preparação para o vestibular de inverno e a posteriori o vestibular de verão da UEPG.

Tais oficinas propõem-se a analisar e discutir as questões de literatura, língua portuguesa e propostas de redação dos vestibulares passados. Para tanto, far-se-á a leitura de cada uma das obras exigidas (Dom Casmurro, de Machado de Assis; O Guarani, de José de Alencar; Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Muitas Vozes, de Ferreira Gullar; Dois Irmãos, de Milton Hatoun), pelos pibidianos e alunos do 3º ano do colégio, seguida de uma explanação relacionada às questões dos vestibulares anteriores visando discorrer sobre as características de cada obra.

 Para as propostas de redação, pretende-se fazer um treinamento de escrita e reescrita, observando os recursos de estilística, coerência e coesão. Atentando-se às questões interiores e exteriores ao texto.

No caso das questões de língua portuguesa, que serão aplicadas e sequencialmente corrigidas, almeja-se esclarecer as dúvidas mais recorrentes, bem como revisar os conteúdos com maior abrangência nas provas anteriores.

Concomitantemente a este trabalho, os vestibulandos serão incentivados a observar as questões das demais áreas do conhecimento abordadas nos vestibulares, de modo a estarem atentos ao que os espera no vestibular.

Semelhante trabalho de apresentação da UEPG e de seu vestibular está sendo feito pelos pibidanos do curso de Letras/Espanhol, na Escola Estadual Frei Doroteu de Pádua, esperando, igualmente, propiciar aos alunos melhor aproveitamento no concurso. Íntegra no link: Pibid Espanhol leva informações sobre vestibular à rede pública.

Imagem da última oficina desenvolvida nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa.