quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FALA FREDERICO!

FALA FREDERICO!

A palestra que todos nós esperávamos juntamente com os alunos do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila ocorreu na ultima quinta feira, 13 de setembro, a fala de Frederico Taques. Ele é o criador do filme “Alma Embriagada’’, o curta-metragem que venceu o concurso municipal de documentários João Ostrovski “Lugares de Ponta Grossa”. O filme conta a história de um dos bares altamente prestigiados do Paraná, a Choperia do Tito, assim como de pessoas que frequentam o bar desde sempre, muitas delas figuras ilustres de nossa cidade.
Frederico mostrou-nos, passo a passo, como fazer curtas-metragens: o tempo que leva para programar o roteiro, o uso da câmera, a seleção da equipe, enfim uma série de informações necessárias a todos aqueles que possuem interesse em produzir um curta ou apenas gostam de cinema e são curiosos com o que acontece por atrás das telas.
Para nós pibidianos e para os alunos do Linda Bacila foi de extrema importância esse relato, pois trabalhamos diretamente com a análise de curtas-metragens em sala de aula e conhecer um pouco do modo como são feitos dá ao grupo novas perspectivas, inclusive para planejarmos, todos juntos, a feitura de um (ou mais).
Logo após a palestra, os alunos aproveitaram para conhecer nossa instituição, inclusive o Dieylo aprovado em Ciências Contábeis, no ultimo vestibular de inverno.
E por fim deixamos aqui, algumas fotos desse dia tão importante para nós e o link para acessar o curta-metragem “Alma Embriagada”.





Para complementar a publicação de hoje, alguns alunos do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila relataram sobre a palestra: Joice, Renata, Ariane e Luis Fernando- 7º B



PALESTRA SOBRE CURTA-METRAGEM


No ultimo dia 13 de setembro, fomos ate a UEPG assistir uma palestra do produtor de curta-metragem Frederico Taques, ele apresentou o seu mais recente trabalho chamado ‘’Alma Embriagada’ a qual a história se passa em uma choperia de um senhor chamado Tito.
Frederico explicou como produzir um curta-metragem em etapas, mostrando como é por trás das câmeras e a função exercida por: Diretores, figurinistas, produtores. E também falou de alguns instrumentos de trabalho utilizados por algumas de suas produções, comentando sobre vários tipos de câmera, lentes, efeitos, etc..
Deixou-nos uma mensagem: Para que aconteça um trabalho bacana, é essencial um bom espírito de equipe!
Postado por: Pamela Tullio