sexta-feira, 18 de novembro de 2011

TRABALHANDO A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL

  A Leitura é um fator extremamente importante na formação da cultura, na sociedade e na formação do sujeito. No ambiente escolar, ela se dá por meio de estímulos apresentados pelos(as) educadores(as), através de textos veiculados nas diversas linguagens apresentadas por  nossos alunos(as). Como participantes do subprojeto PIBID 2- Literatura, Cinema e Mídia de Letras Português/Francês, visamos ajudar os(as) alunos(as) a terem uma leitura de mundo mais ampla e mais crítica,
 Ao estarmos em contato com os(as) alunos(as) do Colégio Linda Bacila em uma simples conversa podemos observar a bagagem que eles(as) trazem de histórias de vida, de relatos de Leitura de inúmeros gêneros. Entretanto os(as) alunos(as) em questão estão  inseridos nas séries iniciais do Ensino Fundamental II, aspecto que revela que trabalhar a Leitura deve ser uma prática constante na vida escolar dos(as) alunos(as).
  Estando participando semanalmente das aulas de Português no Colégio Linda Bacila, podemos presenciar o trabalho que vem sendo feito em se tratando de estímulo à Leitura. Os(as) alunos(as) têm a oportunidade de estar em contato com a  Leitura de livros encontrados na biblioteca do colégio, que são escolhidos pelos mesmos acompanhando a curiosidade, o gosto e o interesse de cada um, dentro de seus conhecimentos de mundo. É comum ver nas séries que em estamos inseridos que a professora pergunta aos alunos quem gostaria de emprestar livros e a maioria levanta as mãos, revelando um grande interesse em ler. Logo após a professora vai liberando de um em um para buscar o livro que seja de acordo com suas expectativas e curiosidades, ato que proporciona aos mesmos o direito de escolha possibilitando que se faça uma leitura de acordo com seus conhecimentos de mundo, a partir dos quais se pode fazer inúmeras associações das histórias lidas com as histórias de vida.
  A forma de trabalho da professora mostra como a Leitura é um ato que pode transformar o futuro dos(as) nossos(as) alunos(as), tornando-os seres pensantes, capazes de transformar a sociedade em que estão e estarão inseridos.
    POSTADO POR:  JOSIANE POSTANOVSKI