sábado, 19 de novembro de 2011

A educação a favor da conscientização

A proposta para o texto de hoje, é tratar de um assunto polêmico, a construção da hidrelétrica de Belo Monte no Pará. Essa discussão está sendo bastante comentada em todo país, há quem seja a favor das obras, como economistas, físicos e, claro o governo, mas, há aqueles os que são contra, como os índios que lá habitam, ambientalistas, entre outros, mas em especial, neste mês cidadãos ilustres se juntaram à causa. Alguns artistas globais se reuniram e gravaram um vídeo com cerca de cinco minutos, no qual se manifestam contra as obras.

Mas, qual seria a importância desse assunto no nosso blog? Bem, primeiramente é fundamental que nós professores tenhamos consciência de um problema desse porte, que nos afeta estejamos nós conscientes ou não. E questões tão polêmicas quanto essas devem ser discutidas em salas de aula, afinal, o aluno precisa ter acesso a informações atuais sobre seu país, precisa se tornar um leitor crítico de assuntos como esse.

Além disso, é fundamental destacar como a mídia pode influenciar as pessoas, fazendo com que se deixem levar pelos rostinhos bonitos de uma das maiores emissoras do país, claro que acredito ser importante a causa que eles lutam, afinal, eles deram a cara a tapa e tomaram uma posição, que é contra a construção da hidrelétrica, mas, o que queremos afirmar aqui, é: nossos alunos, a população, todos nós precisamos de muito mais do que apenas esse vídeo para entender a gravidade e proporção que essa questão traz consigo.

É preciso termos isso bem claro, para que, de fato, nosso aluno saiba entender, discutir, enfim, opinar sobre questões diversas que rodeiam nosso cotidiano.



Para quem quiser saber mais, segue o link de uma reportagem, bastante interessante, feita pela revista Carta Capital, a respeito do tema.
 http://www.cartacapital.com.br/carta-verde/o-protesto-dos-globais-acertou-o-alvo/



Abaixo, algumas imagens do Rio Xingu!!!






Um dos tantos protestos contra a construção da hidrelétrica.