terça-feira, 14 de agosto de 2012






 “É preciso estar sempre embriagado. Eis aí tudo: é a única questão. Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude [...]”
Eu acrescentaria de chopp, de filmes, enfim... Como termina Charles Baudelaire “[...] à vossa maneira. Mas embriagai-vos.”

Sendo assim, recomendo o filme de sugestivo nome “Alma Embriagada”, criado por Frederico Taques, Ismael de Freitas e Rodrigo Czekalski e produzido pela Misto Quente Produções.
O curta-metragem foi vencedor do concurso municipal de documentários João Ostrovski “Lugares de Ponta Grossa”. Em uma espécie de documentário, o vídeo é dividido em duas partes, e nos mostra um pouco da história de um dos bares mais prestigiados do Paraná, a Choperia Tito que fica na rua Cel. Dulcídio, nº 745 em Ponta Grossa. 
        O filme traz vários depoimentos de pessoas que frequentam o bar há muitos anos, e nos contam algumas particularidades do local, que fazem com que a choperia sobreviva há mais de 60 anos, como por exemplo, a qualidade do chopp (considerado por alguns frequentadores, o melhor do Paraná, e até mesmo do Brasil), o bom atendimento, e a oportunidade de sociabilidade que o tradicional ambiente oferece. Também ficamos sabendo um pouco de histórias sobre figuras emblemáticas da cidade que já passaram por ali - e os mitos criados a partir delas - além é claro, de conhecermos o simpático proprietário do bar, Tufi Cury e parte de sua família.
É sem dúvida um ótimo convite para apreciação, tanto do chopp, quando do curta-metragem, mas não esqueçamos que o nosso foco aqui é o curta, ferramenta esta, que estamos utilizando na sala de aula como instrumento facilitador de compreensão.
Gostaria de ressaltar também que o Frederico Taques, produtor do filme, em breve nos dará a honra de uma palestra, que acontecerá na UEPG, inclusive alguns alunos do Colégio Linda Bacila já foram selecionados para participar da palestra. Será uma ótima oportunidade para refletir um pouco mais sobre as estratégias utilizadas na construção de um curta-metragem e a forma como a vida pode ser retratada através das lentes.
Em breve teremos mais notícias sobre a palestra, aguardem!!!
Deixo vocês com “Alma Embriagada”!!!




Postado por: Amanda Antunes Machado