terça-feira, 28 de agosto de 2012



I Seminário do PIBID: nós fazemos parte dessa conquista

O último fim de semana foi marcado por um acontecimento de grande destaque para a nossa universidade e, principalmente, para o PIBID – não apenas para os subprojetos vinculados à Universidade Estadual de Ponta Grossa, mas para todas as universidades que são contempladas por esse projeto dentro do nosso estado: o I Seminário Estadual PIBID do Paraná.
O Seminário, cujo subtítulo foi “O impacto na educação básica”, contou com a participação de várias universidades do estado, como: UTFPR, UFPR, FAFIUV, PUC-PR, FAFIPA, UEL, UEM, UNIOSTE, entre outras. Os acadêmicos da nossa e de todas essas universidades, citadas acima, puderam se inscrever em quatro categorias de apresentação: pôster, comunicação científica ou relato de experiência e mostra de material.
Além dos trabalhos que foram apresentados, o público – que passou de 1,2 mil pessoas –, pôde ainda participar do lançamento de livros muito significativos para a comunidade acadêmica, entre eles o Arquitetura da prática, organizado pelas professoras Graciete T. Góes e Olinda Chamma, assim como Yo hablo, escribo y leo en lengua española. I asé chitiá, kribí i kankaniá andi lengua española, organizado pelas coordenadoras do subprojeto de Letras Português-Espanhol da UEPG, professoras Ligia Paula Couto e Ione Jovino.
Houve ainda mesas de discussões sobre o assunto principal deste evento, que era o de colocar em foco o propósito do programa (possibilitar aos acadêmicos uma vivência nas escolas públicas antes de concluírem seu curso) além de criar um espaço privilegiado para discussões entre coordenadores, supervisores e pibidianos sobre a maneira como esse programa tem refletido na educação básica do nosso estado e do nosso país.
Diante deste evento que nos possibilitou trocas de experiências e de pesquisas acadêmicas, pudemos reafirmar não apenas o nosso prazer em fazer parte deste projeto, mas também, e muito mais, a consciência de que todos nós que fazemos parte do PIBID – sejam acadêmicos, coordenadores, professores ou alunos –, estamos cumprindo com nosso dever, estamos trabalhando para que a educação do nosso país seja prioridade para o governo e para a população. Com isso, acreditamos que durante os dias 24 e 25 de agosto, o campus central da nossa universidade foi palco de crescimento e amadurecimento não apenas do programa que vem cada vez mais se consolidando dentro das universidades, mas também de todos aqueles que estão efetivamente engajados nessa conquista para e pela educação.
Seguem algumas fotos do evento.


A professora Ligia Paula Couto do PIBID de Letras- Português/ Espanhol da UEPG. Em sua apresentação na categoria comunicação científica.
Leandro Guimarães Ferreira, pibidiano do subprojeto de Letras-Português/ Francês da UEPG, em sua apresentação na categoria comunicação científica.
Público prestigiando a mostra de material que aconteceu no dia 25/08.
Aluna do curso Letras- Português/Espanhol da UFPR.

Alunos de Letras- Português/Espanhol da UNIOESTE- Campus Marechal Cândido Rondon.

Postado por: Bárbara Marçal Celestino