quinta-feira, 30 de agosto de 2012


LOUROS E CALOUROS

Quando pensamos em escola pública, normalmente o que nos vem em mente é o senso comum de que a educação pública está falida, que os professores não conseguem trabalhar de modo adequado – seja por falta de estrutura, por falta de preparo ou pelo mau comportamento dos alunos – e que os estudantes não possuem interesse ou, ainda, não recebem uma educação dita de qualidade. Porém, ao abrirmos os olhos para a realidade, podemos perceber que, sim, existem todas essas mazelas que interferem de modo significativo no trabalho da escola, mas que não é apenas disso que a educação pública é feita. Assim como existem tantos problemas, há também, diversos fatores que contribuem de forma positiva para o trabalho da escola. Existem projetos que buscam acrescentar ao ambiente escolar qualidade e oportunidade para novas propostas de educação – podemos incluir aqui o PIBID e, mais especificamente, nosso subprojeto, Cinemas e Novas Mídias. Existem professores qualificados e preparados, que se preocupam com a formação de seus alunos e com sua própria formação. Existe ainda toda uma comunidade ligada à escola que trabalha de forma positiva para o bom funcionamento desta e, acima de tudo, existem alunos aplicados que buscam aproveitar o melhor que a escola oferece e que, em meio a todas as dificuldades que aparecem, desenvolvem-se como estudantes dignos de destaque e de forma a garantir os frutos de uma formação de qualidade. Queremos falar desses alunos neste momento.

O resultado do último vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi motivo de alegria para a comunidade do Colégio Estadual Profª Linda S. Bacila – e incluímos aqui nosso subprojeto do PIBID. Três alunos do 3º ano do Ensino Médio conquistaram suas vagas como calouros da UEPG para o ano de 2013, e com grande pontuação! Foram eles: Aline Kielt, que conquistou o 1º lugar em Ciências Econômicas; Dieylo Oseias da Silva, 8º lugar em Ciências Contábeis e Silvia Elaine da Silva, que passou em 5º lugar em Direito. Esses alunos merecem destaque pelo mérito de terem garantido seus lugares em uma universidade pública, de qualidade, e por terem pleiteado, com sucesso, por vagas que geram grande concorrência.

Se essa é uma oportunidade de parabenizar os estudantes por tão importante conquista, é também uma chance de congratular toda a equipe do Linda Bacila por seu excelente trabalho e empenho em construir uma escola pública que se destaca pelas vitórias e conquistas, que apresenta resultados através do crescimento de seus alunos – não apenas destes citados, mas de todo o corpo discente do colégio – e que permite parcerias que buscam sempre acrescentar para o ótimo trabalho da escola, como o é a parceria com nosso subprojeto.

Parabéns aos futuros calouros UEPG!








Créditos da foto: Profª Sandra - Col. Estadual Profº Linda S. Bacila.

Postado por Jefferson Araújo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012



I Seminário do PIBID: nós fazemos parte dessa conquista

O último fim de semana foi marcado por um acontecimento de grande destaque para a nossa universidade e, principalmente, para o PIBID – não apenas para os subprojetos vinculados à Universidade Estadual de Ponta Grossa, mas para todas as universidades que são contempladas por esse projeto dentro do nosso estado: o I Seminário Estadual PIBID do Paraná.
O Seminário, cujo subtítulo foi “O impacto na educação básica”, contou com a participação de várias universidades do estado, como: UTFPR, UFPR, FAFIUV, PUC-PR, FAFIPA, UEL, UEM, UNIOSTE, entre outras. Os acadêmicos da nossa e de todas essas universidades, citadas acima, puderam se inscrever em quatro categorias de apresentação: pôster, comunicação científica ou relato de experiência e mostra de material.
Além dos trabalhos que foram apresentados, o público – que passou de 1,2 mil pessoas –, pôde ainda participar do lançamento de livros muito significativos para a comunidade acadêmica, entre eles o Arquitetura da prática, organizado pelas professoras Graciete T. Góes e Olinda Chamma, assim como Yo hablo, escribo y leo en lengua española. I asé chitiá, kribí i kankaniá andi lengua española, organizado pelas coordenadoras do subprojeto de Letras Português-Espanhol da UEPG, professoras Ligia Paula Couto e Ione Jovino.
Houve ainda mesas de discussões sobre o assunto principal deste evento, que era o de colocar em foco o propósito do programa (possibilitar aos acadêmicos uma vivência nas escolas públicas antes de concluírem seu curso) além de criar um espaço privilegiado para discussões entre coordenadores, supervisores e pibidianos sobre a maneira como esse programa tem refletido na educação básica do nosso estado e do nosso país.
Diante deste evento que nos possibilitou trocas de experiências e de pesquisas acadêmicas, pudemos reafirmar não apenas o nosso prazer em fazer parte deste projeto, mas também, e muito mais, a consciência de que todos nós que fazemos parte do PIBID – sejam acadêmicos, coordenadores, professores ou alunos –, estamos cumprindo com nosso dever, estamos trabalhando para que a educação do nosso país seja prioridade para o governo e para a população. Com isso, acreditamos que durante os dias 24 e 25 de agosto, o campus central da nossa universidade foi palco de crescimento e amadurecimento não apenas do programa que vem cada vez mais se consolidando dentro das universidades, mas também de todos aqueles que estão efetivamente engajados nessa conquista para e pela educação.
Seguem algumas fotos do evento.


A professora Ligia Paula Couto do PIBID de Letras- Português/ Espanhol da UEPG. Em sua apresentação na categoria comunicação científica.
Leandro Guimarães Ferreira, pibidiano do subprojeto de Letras-Português/ Francês da UEPG, em sua apresentação na categoria comunicação científica.
Público prestigiando a mostra de material que aconteceu no dia 25/08.
Aluna do curso Letras- Português/Espanhol da UFPR.

Alunos de Letras- Português/Espanhol da UNIOESTE- Campus Marechal Cândido Rondon.

Postado por: Bárbara Marçal Celestino





terça-feira, 14 de agosto de 2012






 “É preciso estar sempre embriagado. Eis aí tudo: é a única questão. Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude [...]”
Eu acrescentaria de chopp, de filmes, enfim... Como termina Charles Baudelaire “[...] à vossa maneira. Mas embriagai-vos.”

Sendo assim, recomendo o filme de sugestivo nome “Alma Embriagada”, criado por Frederico Taques, Ismael de Freitas e Rodrigo Czekalski e produzido pela Misto Quente Produções.
O curta-metragem foi vencedor do concurso municipal de documentários João Ostrovski “Lugares de Ponta Grossa”. Em uma espécie de documentário, o vídeo é dividido em duas partes, e nos mostra um pouco da história de um dos bares mais prestigiados do Paraná, a Choperia Tito que fica na rua Cel. Dulcídio, nº 745 em Ponta Grossa. 
        O filme traz vários depoimentos de pessoas que frequentam o bar há muitos anos, e nos contam algumas particularidades do local, que fazem com que a choperia sobreviva há mais de 60 anos, como por exemplo, a qualidade do chopp (considerado por alguns frequentadores, o melhor do Paraná, e até mesmo do Brasil), o bom atendimento, e a oportunidade de sociabilidade que o tradicional ambiente oferece. Também ficamos sabendo um pouco de histórias sobre figuras emblemáticas da cidade que já passaram por ali - e os mitos criados a partir delas - além é claro, de conhecermos o simpático proprietário do bar, Tufi Cury e parte de sua família.
É sem dúvida um ótimo convite para apreciação, tanto do chopp, quando do curta-metragem, mas não esqueçamos que o nosso foco aqui é o curta, ferramenta esta, que estamos utilizando na sala de aula como instrumento facilitador de compreensão.
Gostaria de ressaltar também que o Frederico Taques, produtor do filme, em breve nos dará a honra de uma palestra, que acontecerá na UEPG, inclusive alguns alunos do Colégio Linda Bacila já foram selecionados para participar da palestra. Será uma ótima oportunidade para refletir um pouco mais sobre as estratégias utilizadas na construção de um curta-metragem e a forma como a vida pode ser retratada através das lentes.
Em breve teremos mais notícias sobre a palestra, aguardem!!!
Deixo vocês com “Alma Embriagada”!!!




Postado por: Amanda Antunes Machado

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Oscar Niemeyer


                                          
                                                           
                                                         

O grande arquiteto representante da arquitetura moderna aceitou no último dia 20 no Rio de Janeiro projetar mais uma grande obra. Desta vez a honra será dos gaúchos, mais exatamente na cidade de Porto Alegre.
                                                               
     O novo centro de convenções que terá premissa para a sustentabilidade deverá ter capacidade para comportar 10 mil pessoas e terá em média 100 mil metros quadrados. Carioca e nascido em 1907, Niemeyer formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes em 1934 e desde então focou-se em construções de concreto armado, abusando em suas obras das curvas que segundo ele dão leveza e movimento aos monumentos.
                                                        
Logo depois de sua formatura em 1940 já começou a fazer sucesso com a obra da Pampulha, localizada no norte de Minas Gerais, mas foi depois de projetar os principais edifícios públicos de Brasília que o arquiteto alcançou prestígio e reconhecimento.
Suas obras foram muitas, mais de 500 e estão espalhadas pelo mundo inteiro, uma delas, o MON está pertinho de nós. Localizado em Curitiba, integrou há duas semanas a lista feita pelo site norte-americano (Flavowire) como um dos 20 museus mais bonitos do mundo.

                                            Dia 4 de julho os pibidianos visitaram o MON
                                        
Com mais de um século de vida Oscar Niemeyer representa o arquiteto do século.


Postado por: Maria Luci de Lima



terça-feira, 7 de agosto de 2012

O trabalho com curtas-metragens que vem sendo realizado no Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila está rendendo bons frutos. Os alunos estão se familiarizando com a linguagem da sétima arte (que para alguns é novidade) e estão cada vez mais interessados em compreender e participar das atividades propostas em sala de aula pelos pibidianos.
A aluna Carolina Novak do Prado (12 anos) produziu um texto falando um pouco sobre essa experiência.


Portas para um novo mundo
Um dia, fui para aula de Português e a professora falou que iríamos receber a ajuda dos alunos do PIBID, que estavam se formando para serem professores e faziam parte desse projeto.
O tempo foi passando e a pibidiana Amanda resolveu passar um curta-metragem para nossa turma, eu achei muito divertido o curta. No começo, eu achei um pouco esquisito o nome “curta-metragem”, porque nunca tinha ouvido falar nisso, mas depois comecei a me interessar. A pibidiana Amanda passou algumas perguntas sobre o curta e eu até gostei das questões.
Então, vou contar um pouco do curta para vocês.
Uma menina está assistindo TV e não gosta da programação do canal, pois aparece muita violência, ela resolve, então, mudar para outro, muda, muda, muda... muda várias vezes, e só aparece violência em todos os canais. Até que ela resolve desligar a televisão e começa a ler um livro, com isso, entra de repente em um mundo imaginário, em que “portas, portinhas e portinholas se abriram para todas as brincadeiras possíveis sem limites para a imaginação”. Depois de um tempo, a menina cresce, fica idosa e começa a ler livros para seus netos, dessa forma, eles também adentram em um mundo imaginário.
Gostaram?
Então, confiram o curta-metragem na íntegra...

Postado por: Amanda Antunes Machado

sábado, 4 de agosto de 2012



O I Seminário Estadual do PIBID do Paraná é um evento organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com a CAPES e os PIBID’s do Estado do Paraná. Este primeiro encontro será realizado durante os dias 24 e 25 de agosto de 2012, a abertura será realizada no Cine Teatro Pax, as demais atividades do seminário se desenvolverão na sede central da UEPG.
O seminário reunirá acadêmicos, professores, mestres e doutores das diversas licenciaturas do Estado, todos envolvidos em torno de um único eixo temático, que nesta ocasião apontará – O impacto na Educação Básica – por meio deste tema o “I Seminário Estadual do PIBID do Paraná”  pretende, entre outras coisas, apresentar formalmente à comunidade as atividades realizadas pelos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, enfatizando  os efeitos e relevância deste para o ensino público.
Outro aspecto positivo do evento é a possibilidade de interação com pibidianos e professores oriundos de diversas localidades, logo fazendo viável a interação e socialização entre os participantes, os quais poderão refletir e discutir sob diversos prismas as relações estabelecidas entre o PIBID, o exercício da docência, o cotidiano escolar e ensino público. Vale ressaltar que este é o momento para mostrar os resultados dos esforços realizados no programa, bem como de analisar e repensar as práticas docentes conforme as interações com novos métodos e conceitos utilizados por outras equipes em diferentes realidades de ensino.
No decorrer do evento serão realizadas apresentações de pôster/painel, relato de experiências ou comunicação oral, mostra de material didático e atividades culturais. O presente seminário apresenta-se como uma ótima oportunidade para conhecimento e reflexão quanto às relações estabelecidas entre o PIBID, o exercício da docência, o cotidiano escolar e a qualidade do ensino público. Portanto, nós membros do PIBID de licenciatura em letras português-francês, estaremos presentes na ocasião e participaremos das atividades citadas acima.
Entre os trabalhos aprovados destacam-se os produzidos pelos membros do subprojeto Cinema e novas mídias: ferramentas para a leitura do mundo: 
  •  “CURTAS-METRAGENS: FERRAMENTAS PARA A LEITURA DO MUNDO”  de Allan Motta de Lima, Ana Paula Ferreira Urban, Josiane Postanovsk(apresentação de pôster).

  • “A POESIA TAMBÉM VAI AO CINEMA: QUINTANA ALÉM DO VERSO” de Amanda Antunes Machado, Bárbara Marçal Celestino, Jefferson Auri de Araújo (comunicação oral).

  • “O TRABALHO COM A INTERTEXTUALIDADE ATRAVÉS DE CURTAS-METRAGENS” de Kiminay de Oliveira, Pamela Cristina Tullio (comunicação oral). 

  •  “CURTA-METRAGEM E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FALANTES NATIVOS DE PORTUGUÊS” de Leandro Guimarães Ferreira (comunicação oral).

  • “O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E DE LITERATURA SUBSIDIADO POR CURTAS-METRAGENS” de Josiane Postanovski, Talitha Sautchuk (comunicação oral).
Aos interessados fica o convite para o I Seminário Estadual do PIBID do Paraná. A inscrição é gratuita, é possível realizá-la até o dia 20 de agosto para quem deseje participar como ouvinte, uma vez que as inscrições para apresentadores de trabalhos foram encerradas no dia 08 de julho, a lista com os trabalhos aprovados está disponível no site da UEPG, também estão disponíveis os demais detalhes quanto à programação e à organização do evento:http://portal.uepg.br/ , ou se preferir acesse diretamente pelo link: http://eventos.uepg.br/pibidpr/