Do dia 1 ao dia 6 de maio, a cidade de Ponta Grossa teve a oportunidade de presenciar o 4º Festival Literário dos Campos Gerais. O evento também integrou as atividades da 26ª SEMANA DA CULTURA-BRUNO E MARIA ENEI e resgata a FERIA DO LIVRO DE PONTA GROSSA.
Pela quantidade de atividades desenvolvidas no Filicampos, foi possível agradar aos mais diversos públicos , houve a Feira de Literacia e Linguagens Inclusivas, Apresentação de capoeira,Túnel das Sensações e Exposição de Artes Plásticas para Cegos; 2º Encontro de Comunicação e Educação sobre o mesmo tema; Praça das Falas (palestras e mesas-redondas com escritores convidados); Mostra de Linguagens Digitais e Novas Tecnologias para o livro e leitura; Encontro Regional de Bibliotecas com oficinas de restauro de obras bibliográficas; Oficinas e brincadeiras sobre Jogos Culturais; Oficinas de História em Quadrinhos e Mangá; Contações de Histórias para todas as idades; Lançamentos literários; Mostra de Destinos Turísticos Regionais, Espetáculos Musicais. Leituras Dramáticas, Mostra de Projetos de Incentivo à Leitura das cidades da Região e principalmente a 4ª Feira do Livro de Ponta Grossa. Nesta edição de 2012 o Festival foi realizado em homenagem aos centenários de nascimento da poeta paranaense Helena Koloky, que atuou como professora em Ponta Grossa, e do escritor baiano Jorge Amado.
As crianças contavam com espaços especialmente desenvolvidos para elas, criados para entreter, agradar e incentivar. O evento contou com uma sala de contação de histórias e uma para brincadeiras. Sem falar nas livrarias que ali estavam, com uma grande quantidade de livros infantis,sobre os mais diversos temas.
Com toda certeza, o festival trouxe muitas oportunidades de contato com a cultura, a iniciativa está, sem dúvida, aprovada.
Para mais informações: http://www.flicampos.com.br/