terça-feira, 22 de novembro de 2011

Oficina Dom Casmurro – Parte1

Na quarta-feira, dia 16/11 foi realizada a primeira parte da Oficina Dom Casmurro para turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Linda Salamuni Bacila, ministrada pelos pibidianos Juliane Nadal Cavalheiro da Silva e Leandro Guimarães Ferreira. O primeiro dia de oficina teve o apoio da professora Paola Scheifer, que além de nos ceder suas aulas, colaborou com comentários pertinentes ao enfoque dado ao narrador da obra de Machado de Assis.
Alguns exemplares da obra que foram disponibilizadas pela UEPG estão circulando entre os alunos para que a leitura do romance fosse feita efetivamente, a fim de que os mesmos pudessem contribuir com suas experiências de leitura na oficina. A realidade é que houve um número significativo de alunos que efetuaram a leitura e somente esses  puderam contribuir mais com a oficina fazendo essa troca de experiência como leitores.
Como a atividade proposta para o final da oficina será a produção de uma peça teatral, o incentivo da leitura aos colegas que, por algum motivo ainda não leram  o romance foi outro ponto discutido pelos alunos, de forma que todos percebessem a importância de ler uma obra para poder discuti-la e elaborar a partir dessas discussões o roteiro da peça, uma vez que as obras de Machado de Assis têm um valor incalculável para a literatura e seu estilo literário requer muitas reflexões e análises para transformar sua narração em peça teatral.
Por meio da leitura, o primeiro dia de oficina contribuiu para o aluno conhecer um pouco mais sobre a obra machadiana bem como um pouco de sua biografia, o que viabilizou discussões e reflexões acerca do romance: personagens, narrador, enredo, contexto histórico, a metalinguagem, que Machado explicita quando, por exemplo, o narrador-personagem explica o título do livro e os motivos que o fizeram escrevê-lo: “Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores, alguns nem tanto”. (ASSIS, 2010, p.23).  Após essa abordagem da obra, foi passado o primeiro capítulo da minissérie  “Capitu”,  com o intuito de que os alunos também entrem em contato com a literatura de Machado de Assis através de uma das tantas releituras em outras mídias. Dessa forma, os alunos podem vir a discutir o romance e as releituras não só para a compor a peça teatral como também complementar seu conhecimento acerca da obra machadiana que é tão rica para a literatura!      
           

                                                                                                                                               
                                      Em breve mais notícias da Oficina Dom Casmurro – Parte 2.

Postado por: Juliane Nadal Cavalheiro da Silva