sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oficina Dom Casmurro: literatura e outras mídias


A última quarta-feira, (09/11) foi dia de organizar a Oficina sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, que contará com a apresentação dos “pibidianos”, Juliane Nadal Cavalheiro da Silva e Leandro Guimarães Ferreira. A oficina acontecerá em dois dias: 16/11 e 22/11, pois a atividade proposta aos alunos, por sugestão da professora Paola Scheifer, será uma produção teatral sobre o romance, a qual será apresentada na festa de Natal, comemoração feita pelo Colégio Linda Salamuni Bacila no final do ano letivo.
Com o apoio da UEPG, foi possível disponibilizar o empréstimo de alguns exemplares do romance para que a leitura, fundamental para o desenvolvimento da oficina, seja previamente feita pelos alunos.
No primeiro dia, além de serem trabalhadas um pouco sobre a biografia de Machado de Assis e curiosidades sobre esse célebre escritor brasileiro, também serão abordadas as principais características da obra com enfoque no narrador, fazendo uma ponte com as características apresentadas em uma das releituras cinematográficas da mesma: a minissérie “Capitu”, reproduzida pela Rede Globo, sob direção de Luiz Fernando Carvalho. Essa é uma forma de ligar a literatura machadiana a outras mídias que foram criadas a partir dela. A escolha da minissérie se deu por esta ser dotada de recursos que nos dão a impressão de que o próprio Machado de Assis está ali a contar a história de Bentinho e Capitu. Michel Melamed é o ator que interpreta Bentinho na fase adulta e também o narrador personagem apresentado por Machado no romance, que denota ainda mais a aproximação da minissérie com a obra.
O segundo dia será destinado à organização do roteiro da peça e ensaio da mesma, sob orientação da professora e dos pibidianos. Como se trata de um gênero literário, “romance”, a organização de um roteiro para uma peça teatral exigirá uma atenção especial quanto a alguns aspectos que podem ou não aparecer na peça. A intensidade da obra machadiana e os detalhes que ela apresenta são bastante complexos o que pede a seleção de alguns pontos principais, pois infelizmente o tempo da peça não comporta a abordagem de todos.
Aguardem, em breve serão postadas notícias sobre o primeiro dia da Oficina!

Postado por: Juliane Nadal Cavalheiro da Silva