segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uma passada pela gula de Gullar e pela letra de Ferreira

 

 O maranhense nascido na primeira metade do século passado chamado José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar e ganhador de vários prêmios desde a publicação do seu primeiro livro “Um Pouco Acima do Chão”, já fez parte de um dos maiores movimentos literários brasileiro o “concretismo”. Não só fez parte, mas  foi grande o suficiente para largar e criar junto com mais dois escritores o movimento “neoconcretista”, que não saiu do Rio de Janeiro.

  Gullar foi um dos intelectuais brasileiros mais influentes na época da ditadura militar, junto com outros grandes nomes como Manuel Bandeira,Carlos Drummond e etc. Escreve nessa época “Poema Sujo” e “Na Vertigem do Dia, dois livros que ficaram famosos pela sua crítica a sociedade da época.

  Um trecho do livro “Poema Sujo” que é escrito apenas de uma poesia contínua:

 

[...] “Vale quem tem

                 Vale quem tem

Vale quem tem

               Nada vale                                                          

Quem não tem

             Nada não vale

Nada vale

              Quem nada

Tem

[...]

 

   Suas poesias foram musicadas pelo cantor e compositor Fagner,uma dessas canções é “Traduzir-se”,poema famoso do livro “Na vertigem do dia”.

 

   No final do século passado publica “Muitas Vozes”,primeiro livro de poesias após 10 anos sem escrever no gênero.Ganhou o prêmio Jabuti de poesia esse ano e o prêmio da Biblioteca Nacional.O Livro trata de questões como morte,vida,infância e sociedade.


“Aqui me tenho

como não me conheço nem me quis
sem começo
nem fim

aqui me tenho 
sem mim nada lembro nem sei 


à luz presente 
sou apenas um bicho transparente

Poema retirado do Livro “Muitas Vozes”


O Autor  não foi só poeta e nem é! Também é crítico de arte,cronista do Jornal “Folha de São Paulo”, tendo sua coluna no jornal de domingo.

Ainda esse ano ganhou o Jabuti de Poesia com o livro “Em Alguma Parte Alguma

 

Gullar recitando o poema “os mortos” que também está no Muitas Vozes 


Postado por: Allan Motta