terça-feira, 25 de outubro de 2011

Balada Literária 2011

Entre os dias 16 e 20 de novembro, acontece em São Paulo a 6ª edição da Balada Literária, considerada um dos maiores eventos literários de São Paulo, a edição de 2011 contará com importantes nomes da literatura e da música, como Glauber Amaral, Fabrício Carpinejar, João Bandeira, Walter Franco, Tom Zé, Adriana Calcanhoto, João Gilberto Noll , Rodigo Ciríaco, Cid Campos, Edwin Willismson, (biógrafo de Jorge Luís Borges,  autor do livro "Borges, Uma Vida"), e muitos outros nomes de peso. Vale lembrar que já passaram pelo evento em outras edições Antonio Cândido, Adélia Prado, Alice Ruiz, Angeli Cristovão Tezza, Jorge Furtado, Lygia Fagundes Telles, Luis Fernando Verissimo, Mário Prata, entre outros.  
O poeta Augusto de campos, que comemora 80 anos de idade, será o homenageado da vez, quem também já marcou presença na edição desse ano, foi Caetano Veloso, que participará no dia 17, às 17h30, um encontro que tem a pretensão de ser uma conversa informal entre o cantor e o Augusto de Campos.

Por fim, deixo aqui minha pequena e redundante “homenagem ao homenageado” e um aperitivo para a Balada Literária de 2011.

Poema: “Ferida”

Augusto de Campos in Verso Reverso Controverso, 1978. Ed. Perspectiva.


Nascido em São Paulo, em 1931, o poeta é também tradutor, ensaísta e crítico de literatura, foi um dos criadores da poesia concretista, juntamente com seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, quando ainda estudava Direito na Universidade de São Paulo. Em 1952, lançou a revista literária Noigandres, que continha vários poemas com cores, os quais são considerados os primeiros exemplos de poemas concretos brasileiros. A partir 1980, Augusto de Campos nos mostra poemas em luminosos, videotextos, animações computadorizada, adicionando som e música.
O poeta abandonou os versos, a sintaxe convencional e a linearidade dos poemas por palavras rearranjadas em estruturas gráfico-espaciais. No campo da poesia experimental, é sem dúvida o maior poeta brasileiro, pois abriu um leque de possibilidades criativas com imensa originalidade.

Um salve aos 80 anos desse grande poeta brasileiro concretista!

“Os sentidos Sentidos”,  poema de Augusto de Campos recitado por Caetano Veloso




Programação completa da Balada Literária no site: www.baladaliteraria.zip.net

Postado por: Amanda Antunes Machado