terça-feira, 23 de agosto de 2011

Assaltaram a Gramática - Curta sugerido pelo Allan Motta de Lima



domingo, 21 de agosto de 2011

Fotos da primeira reunião do Projeto Ler o Mundo Pibid-2, realizada no dia 05 de julho na Universidade Estadual de Ponta Grossa.





Parque Escola agrada estudantes de PG

Programa lançado pelo governador Beto Richa desperta interesse de escolares em conhecer mais sobre o Parque Estadual de Vila Velha



Credito:  Divulgação
A ‘Taça’ é a formação rochosa mais conhecida do Parque Estadual de Vila Velha
Os alunos do 6º e 7º Ano do Colégio Estadual Profª Linda S. Bacila, em Ponta Grossa, gostaram da notícia ‘Beto lança projeto em PG’, publicada no dia 09 de junho no Jornal da Manhã. A notícia trazia informações do programa Parque Escola, que acontecerá dentro do Parque Estadual de Vila Velha. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e promoverá visitas monitoradas aos parques estaduais, tendo como público-alvo alunos de 1º a 9º Ano do ensino fundamental de escolas públicas. A meta é atingir 300 mil alunos até 2012.
As professoras Paola Scheifer e Lídia Teleginski acompanharam o interesse das turmas e auxiliaram na busca de mais informações sobre a implementação do Parque Escola. “Como o jornal possibilita um rico trabalho com questões textuais e discursivas, solicitamos aos alunos que identificassem todos os discursos diretos presentes no corpo da notícia, verificando também quem eram os enunciadores de tais discursos”, explica a educadora Paola, que a partir de um fato real conseguiu conduzir um estudo dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Ela comenta que os alunos ficaram muitos atentos às citações presentes no texto, observando a quem elas eram atribuídas e de que modo elas permitiam que os enunciadores se destacassem.
Depois de pesquisar sobre o Parque Estadual de Vila Velha em livros e outras fontes de informação, os alunos escreveram textos a partir de alguns questionamentos colocados pelas professoras, como: Você já esteve no Parque Estadual de Vila Velha? Quais são suas expectativas em relação ao programa lançado? A aluna Naiara Tozeto, do 7º Ano C, acredita que esse programa vai conscientizar os alunos da importância de se preservar o meio ambiente. Já seu colega Pablo Vizbicki espera ansiosamente pela visita: “Conheço o Parque Estadual de Vila Velha somente pela televisão. Eu espero que nós todos possamos fazer um passeio lá antes que seja tarde demais, pois pesquisas comprovam que os elementos da natureza estão corroendo a taça”, comenta o garoto que afirma ter lido sobre o assunto.
Além de textos, os estudantes também ilustraram através de desenhos, colagens e pinturas, o que aprenderam sobre o Parque de Vila Velha e o que ele representa para a região.


Fonte: Jornal da Manhã



Atleta de PG recebe ‘bolsa-atleta’ estadual

O atleta Rodrigo Damião Batista, do Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, de Ponta Grossa, receberá uma Bolsa do Projeto Talento Olímpico do Governo do Estado, com cerimônia oficial de assinatura de contrato para todos os atletas, na quinta-feira, às 10h30, em Curitiba, com a presença do Governador do Estado.
O projeto criado com objetivo de promover a preparação e o desenvolvimento dos atletas com potencial para participar das Olimpíadas de 2016 e 2020, é uma realização do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Especial de Esportes / Paraná Esporte, e apoio de empresas estatais como a COPEL e Sanepar, beneficiando 250 alunos – atletas de 11 a 18 anos de idade, conforme os resultados apresentados nos anos de 2010 e 2011.
Sendo estes atletas indicados pelas Federações locais, devido os resultados apresentados em competições da Federação, Jogos Escolares do Paraná, Olimpíadas Escolares, e competições nacionais. A modalidade de atletismo foi contemplada com 30 bolsa, com a indicação apenas do atleta Rodrigo Damião Batista do município de Ponta Grossa, pois, no ano de 2010 conquistou o 1º lugar no lançamento do disco e revezamento 4x75 metros rasos nos Jogos Colegiais do Paraná, e também 3º lugar no arremesso do peso, na mesma competição realizada em Maringá. Já, nas Olimpíadas Escolares em Fortaleza conquistou a medalha de prata no revezamento 4x75metros rasos.
Fonte: Diário dos Campos
Publicado em: 02/08/2011 - 17:06 | Atualizado em: 21/08/2011 - 09:08

    domingo, 14 de agosto de 2011

    15/07/2011

    Ministro destaca relevância do PIBID à educação básica


    por Neomil Macedo

    O ministro da Educação, Fernando Haddad, em palestra nesta quinta-feira, 14, na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia, falou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) como uma das ferramentas do governo para alcançar as metas propostas no Plano Nacional de Educação (PNE) no que se refere à educação básica. "O Pibid é um dos programas mais relevantes à educação básica atualmente. Ao aproximar a universidade da escola pública, as duas se transformam: o jovem docente adquire experiência e a escola é incitada a repensar seu projeto pedagógico", explicou. De acordo com Haddad, a meta é que até o Pibid tenha seu número de bolsas duplicado. "Até 2012, chegaremos a 45 mil bolsistas do Pibid", completou.
    Além do Pibid, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que permite a formação inicial e continuada de professores da educação básica, e o mestrado profissional direcionado a professores de escolas pública, também estão presentes no PNE 2011-2020.
    Qualidade
    A valorização do magistério, a proporcionalidade entre os recursos destinados à educação e o Produto Interno Bruto (PIB) e o enfoque qualitativo na análise dos resultados são objetivos do PNE, destacados pelo ministro durante a apresentação.
    De acordo com texto do MEC, o ministro observou que, para a valorização do professor, o PNE estabelece que todos os docentes da educação básica devem possuir formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Além disso, o profissional do magistério com mais de 11 anos de escolaridade deverá ter rendimento médio equivalente ao dos demais profissionais nessa situação. O PNE determina, ainda, a criação de um plano de carreira para o magistério em todos os sistemas de ensino.
    O PNE busca ampliar o investimento público em educação até que se atinja, no mínimo, 7% do PIB do país. Haddad lembrou que, com a fixação desse índice, os recursos para a educação aumentarão, acompanhando o crescimento econômico do país.
    O ministro Fernando Haddad afirmou que seriam necessários R$ 80 bilhões, em valores de hoje, para realizar o Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE), projeto de lei que tramita pelo Congresso Nacional. Para atingir esse montante seria necessário investir 7% do Produto Interno Bruto brasileiro pelos próximos dez anos, segundo ele.
    "Nesse momento está todo mundo fazendo contas para aprovar um plano factível, que seja honrado, para que a sociedade leve a sério o que nós estamos aprovando", disse Haddad. O ministro informou que a memória do cálculo que definiu os valores propostos no plano está disponível para os parlamentares.
    O plano não se restringe apenas a metas quantitativas. Para o ministro, a criação de mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental trará mais qualidade à educação. "É importante medir e acompanhar o rendimento das crianças em disciplinas básicas, como ciências, leitura e matemática", disse Haddad.
    A proposta do novo PNE, que tramita no Congresso Nacional, define metas e estratégias para a educação brasileira no decênio 2011-2020. 
     

    Colégio Linda Bacila é bicampeão do atletismo nos Jogos Escolares do Paraná

    19/7/2011 11:10:00

    Colégio Linda Bacila é bicampeão do atletismo nos Jog

    Nesta 58ª edição dos Jogos Escolares, o Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, manteve a tradição de bom desempenho que vem apresentando desde sua primeira participação, em 2003.

    Graças ao trabalho desenvolvido pelo professor João Paulo Kaiut, o colégio conquistou o bicampeonato na modalidade atletismo masculino do Grupo B (faixa etária entre 12 e 14 anos), com 83 pontos, seguido pelos colégios Unidade Polo, de Campo Mourão, com 47 pontos, e Platão, de Apucarana, com 44 pontos. Na categoria feminina do Grupo B, o colégio ficou em 7° lugar, com 34 pontos. Obteve também o 7° lugar, com 32 pontos, na categoria masculina, e 11° lugar, com 22 pontos, na categoria feminina do Grupo A (faixa etária entre 15 e 17 anos).

    Pelo terceiro ano consecutivo, o colégio está com um atleta pré-convocado para a prova dos 80 metros com barreiras das Olimpíadas Escolares – o aluno Lucas Gabriel Delauski, que conquistou duas medalhas de prata, sendo uma nos 80 metros com barreiras e outra na prova combinada. A edição do Grupo B das Olimpíadas Escolares será realizada na cidade de João Pessoa (PA), de 09 a 18 de setembro.

    Conquistaram medalha de bronze os atletas Emerson Pavilaki dos Santos, nos 80 metros com barreiras, e Andressa Delauski, na prova de salto triplo do Grupo A.

    No revezamento 4x75 metros, o 2° lugar ficou com o atleta Jorge Eduardo Pereira, seguido dos atletas Erick Gomes Joanico, Emerson Pavilaki dos Santos, Leonardo Sávio D. Ferreira e Lucas Gabriel Delauski.

    Na categoria NEE, Deficiente Visual, competindo na classificação funcional B2, o atleta Felipe Scheidt conquistou o 2° lugar na prova dos 100 metros rasos. Outro destaque da categoria NEE foi o atleta Pedro Roberto Carvalho dos Santos, da Apadev, competindo na classificação funcional B1, que obteve o 1° lugar na prova dos 100 metros rasos e o 2° lugar na prova dos 1.500 metros rasos, conquistando o troféu de 3° lugar geral nos Jogos Escolares. Esses atletas foram acompanhados durante o período de competição pela delegação do Colégio Linda Bacila.