domingo, 21 de agosto de 2011


Parque Escola agrada estudantes de PG

Programa lançado pelo governador Beto Richa desperta interesse de escolares em conhecer mais sobre o Parque Estadual de Vila Velha



Credito:  Divulgação
A ‘Taça’ é a formação rochosa mais conhecida do Parque Estadual de Vila Velha
Os alunos do 6º e 7º Ano do Colégio Estadual Profª Linda S. Bacila, em Ponta Grossa, gostaram da notícia ‘Beto lança projeto em PG’, publicada no dia 09 de junho no Jornal da Manhã. A notícia trazia informações do programa Parque Escola, que acontecerá dentro do Parque Estadual de Vila Velha. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e promoverá visitas monitoradas aos parques estaduais, tendo como público-alvo alunos de 1º a 9º Ano do ensino fundamental de escolas públicas. A meta é atingir 300 mil alunos até 2012.
As professoras Paola Scheifer e Lídia Teleginski acompanharam o interesse das turmas e auxiliaram na busca de mais informações sobre a implementação do Parque Escola. “Como o jornal possibilita um rico trabalho com questões textuais e discursivas, solicitamos aos alunos que identificassem todos os discursos diretos presentes no corpo da notícia, verificando também quem eram os enunciadores de tais discursos”, explica a educadora Paola, que a partir de um fato real conseguiu conduzir um estudo dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Ela comenta que os alunos ficaram muitos atentos às citações presentes no texto, observando a quem elas eram atribuídas e de que modo elas permitiam que os enunciadores se destacassem.
Depois de pesquisar sobre o Parque Estadual de Vila Velha em livros e outras fontes de informação, os alunos escreveram textos a partir de alguns questionamentos colocados pelas professoras, como: Você já esteve no Parque Estadual de Vila Velha? Quais são suas expectativas em relação ao programa lançado? A aluna Naiara Tozeto, do 7º Ano C, acredita que esse programa vai conscientizar os alunos da importância de se preservar o meio ambiente. Já seu colega Pablo Vizbicki espera ansiosamente pela visita: “Conheço o Parque Estadual de Vila Velha somente pela televisão. Eu espero que nós todos possamos fazer um passeio lá antes que seja tarde demais, pois pesquisas comprovam que os elementos da natureza estão corroendo a taça”, comenta o garoto que afirma ter lido sobre o assunto.
Além de textos, os estudantes também ilustraram através de desenhos, colagens e pinturas, o que aprenderam sobre o Parque de Vila Velha e o que ele representa para a região.


Fonte: Jornal da Manhã