sexta-feira, 15 de novembro de 2013


A semana mais esperada do ano chegou!!!
           Para os alunos e professores do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, conjuntamente com os Pibidianos de Letras Português - Francês, esta é uma semana muito importante e esperada, mais especificamente a quinta-feira, dia 14 de novembro, quando acontecerá o II Festival de Curtas-Metragens produzidos na escola.
O festival é fruto do projeto “Curta no Linda”, no qual os pibidianos trabalham com o gênero “mídias” voltado aos curtas-metragens. No decorrer do ano letivo foram feitas intervenções durante as aulas de Língua Portuguesa e também foram promovidas oficinas para trabalhar diretamente o gênero e, assim, proporcionar uma melhor compreensão dos alunos em relação a este.
Feito isto, pensou-se na necessidade de proporcionar aos alunos a experiência de produzir o seu curta-metragem. Para isso será então realizado o II Festival que tem por objetivo fazer com que o aluno coloque em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e desta forma, desenvolva sua leitura de mundo de forma ampliada.
Para que tal fato fosse possível, no mês de outubro foram abertas as inscrições e começaram as oficinas diárias no Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila. Nas oficinas, os alunos trabalhavam com os mais variados recursos do cinema, tais como roteiro, gravação, edição, entre outros, e eram auxiliados pelos pibidianos.
Vale ressaltar que para que um curta fosse inscrito, este somente seria aceito se estivesse acompanhado do roteiro. As inscrições foram encerradas na quinta-feira, dia 7 de Novembro.

Os curtas inscritos são:


·         DIGA NÃO AO BULLING;
·         ONDE PRANTÁ;
·         THE MOON;
·         BRINQUEDOS,
·         SKATISTAS HOJE E SEMPRE;
·         A CONQUISTA,
·         O QUE É FELICIDADE;
·         JESUS ACEITA ALMOÇAR NA MINHA CASA?;
·         O ETERNO DOM DA VIDA;
·         O HOMEM DO EGO ENORME;
·         O MENINO E O CÃO;
·         UM MOTIVO PARA VIVER;
·         HOMOFOBIA;
·         UMA HISTÓRIA BASEADA EM FATOS REAIS;
·         CURTA A HISTÓRIA DO PROFESSOR;
·         OS SKATISTAS SELVAGENS;
·         BULLYNG DÓI.

 Os curtas inscritos foram previamente analisados pelos pibidianos e depois avaliados pelo Júri Técnico, composto pelos seguintes membros:

·         Amanda Antunes Machado;
·         Bárbara Marçal Celestino;
·         Juliane Nadal Cavalheiro;
·         Adrian Lincoln F. Clarindo;
·         Jeverson Machado do Nascimento.
O festival seria realizado no Campus Uvaranas, no prédio do PDE, porém, a Comissão Organizadora do Festival foi contatada pelo Cine Teatro Ópera que ofereceu o seu espaço. A Comissão Organizadora aceitou o convite e o Festival será então realizado no Cine Ópera que fica situado no endereço: Rua XV de Novembro, 452/468, Centro, Ponta Grossa.

Estão todos convidados!