No dia 18 de maio, recebi os textos dos alunos do oitavo ano “B” do ensino fundamental do Colégio Estadual Profª. Linda Salamuni Bacila. Os textos são relativos ao trabalho que desenvolvemos na escola – o “Curta no linda!”, normalmente o fazemos com a colaboração da professora de língua portuguesa, Ms. Paola. Porém, durante a execução da referida atividade, agradeço a contribuição da profª. Maristel, também responsável pelo ensino de língua portuguesa na mesma escola.
Há alguns dias, nós – Josiane, Pedro e Talitha– fomos convidados a aplicar uma atividades do “curta no linda!” nos oitavos anos. Na ocasião, utilizamos um plano de aula baseado no curta-metragem “A maior flor do mundo”, que consiste em uma adaptação da obra, de mesmo título, do escritor português José Saramago.
Como nenhum dos alunos conhecia a obra e seu autor, aproveitamos a oportunidade para fazer uma breve apresentação da biografia do escritor português, assim como relatamos detalhes específicos de seu livro “A maior flor do mundo”, que na verdade é a única obra de Saramago destinada ao público infantil.
Durante a exibição do curta, pudemos notar o interesse e o fascínio dos alunos, inclusive alguns deles demonstraram que gostariam de ler o livro. Terminada a exibição, realizamos uma série de perguntas, as quais chamavam o grupo para a discussão e interpretação do “curta”. Tal discussão, a meu ver, foi bastante produtiva, pois todos participaram acrescentando opiniões e pensamentos positivos. Em seguida, orientamos a produção textual, tendo em vista a seguinte proposta: “Há um ensinamento sendo transmitido por meio dessa história. Qual seria? Escreva sobre ele”.
Fiquei satisfeita com os resultados da atividade. Um dos motivos pelos quais se deve esta satisfação é que a turma, de um modo geral, colaborou durante todo o decorrer da aula, sendo que este foi o nosso primeiro contato com as turmas do oitavo ano e mesmo assim os alunos foram bastante receptivos e participativos. A prova disto é que os alunos cumpriram o seu dever de casa (a produção textual, lembra?), selecionei alguns textos aqui para o blog, peço que não reparem tanto nos erros ortográficos e gramaticais, porque nem sempre um texto “limpinho e sem erros” é sinônimo de uma construção textual boa. Portanto vale lembrar que os textos aqui expostos respondem à proposta: “Há um ensinamento sendo transmitido por meio dessa história. Qual seria? Escreva sobre ele”. A correção e a reescrita do texto ficam para um segundo momento, quando teremos outra aula com a turma.
O “Curta no linda!” é uma atividade que envolve curtas-metragens, leitura, interpretação e produção textual. Esse trabalho é desenvolvido no Colégio Estadual Profª. Linda Salamuni Bacila, pelos participantes do subprojeto do PIBID “Cinema e novas mídias: ferramentas para compreender o mundo”. O “Curta no linda!” promove o contato dos alunos do ensino fundamental e médio com curtas-metragens e pretende que os alunos curtam o curta, ou seja, gostem do curta-metragem e a partir disso produzam os textos sugeridos.
O “Curta no linda!” pode ser dividido em duas partes:
I. Parte teórica:
Os acadêmicos do curso de letras português-francês escolhem o curta-metragem e a partir deste elaboram o plano de aula com o auxilio da Profª. Drª. Rosana Apolonia Harmuch (coordenadorado “Cinema e novas mídias: ferramentas para compreender o mundo”) e da Profª. Ms. Paola (professora de língua portuguesa no Colégio Estadual Profª. Linda Salamuni Bacila). Durante esse processo teórico, os professores em formação refletem quanto aos exercícios mais adequados para cada objetivo, cada tópico que será abordado posteriormente.
II. Parte Prática
Consiste na aplicação do plano de aula. Assim sendo, a Profª. Ms. Paola disponibiliza os quinze minutos finais de suas aulas para que seja realizada a atividade, a qual normalmente segue a seguinte ordem: a) leitura textual, leva-se aos alunos um texto referente ou que tenha alguma ligação com o curta, por exemplo, no caso em que o curta seja uma adaptação de uma obra literária pode-se trazer para a sala de aula o texto literário; b) a exibição do curta em si; c) interpretação textual, discussão coletiva que se faz com intuito de ampliar a compreensão da mídia com o(s) texto(s) escrito apresentado(s) anteriormente; d) a produção textual: propõe-se que cada um dos alunos produza um texto como “tarefa para casa”, neste caso o gênero textual é variável.
OBJETIVOS:
O “Curta no linda!” é uma atividade voltada à formação de cidadãos leitores e escritores capazes de compreender o mundo a sua volta, logo esta atividade concorda com os objetivos de documentos oficiais como DCE’s e PCN’s. Resumidamente, os objetivos podem ser relacionados da seguinte forma:
· fazer com que os alunos compreendam o cinema e as novas mídias como textos, os quais comunicam algo a alguém com algum intuito;
· ter senso crítico quanto às mensagens midiáticas e suas finalidades;
· despertar, nos alunos, a partir de curtas-metragens baseados em textos literários ou não, um maior interesse por esses textos;
· aprimoramento da capacidade de uso da língua em sua modalidade escrita, tendo em vista as contínuas atividades de leitura, interpretação e produção;
RESULTADOS
Os resultados obtidos até então não contemplam ainda todos os objetivos, pois o “Curta no linda!” é uma atividade recente na escola. No entanto, já são perceptíveis algumas diferenças nos alunos, como por exemplo, o interesse por alguns livros ou autores, que são mencionados durante as aulas. Sobretudo, o projeto tem servido de incentivo para os alunos escreverem mais e com empenho.
Postado por: Talitha Sautchuk.