Aconteceu nesta quarta-feira, dia 11 de abril, no SESC Ponta Grossa, a palestra com Christian Schwartz – parte integrante de um ciclo literário chamado Autores e Ideias que tem como objetivo propor debates sobre temas do cotidiano, tendo a literatura como cenário e narrativa das conversas.
Christian Schwartz é jornalista, professor e tradutor, entre outros autores, de Philip Pullman, Jonathan Coe, Sam Shepard. A palestra teve como temática Identidade da literatura de língua portuguesa no mundo: passado e presente. O problema central abordado na palestra foi a questão de a literatura brasileira não ter projeção internacional. Christian justificou esse fato apontando vários motivos – entre eles, as questões políticas foram as mais expressivas. Outro ponto que justificaria essa falta de projeção internacional da nossa literatura seria o fato de o estrangeiro que procura literatura brasileira entender essa como constituída por histórias pitorescas e exóticas, como se o Brasil – e consequentemente, a literatura brasileira – não tivesse mais nada a mostrar. Uma das questões que se coloca, então, é a da procura por aquilo que seria uma identidade nacional da literatura brasileira - ou daquilo que os estrangeiros acreditam que seja. Muitos editores buscam, ainda, romances como os produzidos por Jorge Amado, que, muitas vezes, alimentavam estereótipos sobre o Brasil.
Como ressaltou o palestrante, essa foi uma discussão de cunho informativo, introdução para a próxima palestra com autores convidados e que acontecerá na próxima terça-feira, dia 17 de abril. A palestra contará com a presença de Carola Saavedra e de José Eduardo Agualusa.
É de vital importância que se prestigiem eventos dessa natureza, já que assuntos culturais ainda não são prioridade no nosso país. Precisamos entender que literatura é uma forma de refletir sobre a sociedade, cultura, política, economia – enfim, é refletir sobre a vida.
Christian Schwartz
Postado por: Bárbara Marçal Celestino