quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA: VALE A PENA REFLETIR

Hoje, nosso texto destacará a importância do trabalho realizado por alguns professores do Linda Bacila, que não estão ligados ao nosso subprojeto , mas que merecem destaque aqui, por terem proposto atividades nas quais demonstram preocupação com a formação educacional que estão ofertando aos seus alunos e mais, tornando-os cidadãos conscientes.

Alguns professores da escola Linda Bacila, como citado acima, trabalharam o dia da Consciência Negra com alunos de quinta a sétima série, os professores são: Wilson de história, Josane também de história e a professora de artes Ana Cláudia.

O professor Wilson convidou Sansão Ngenga, um angolano, para ir até a escola conversar com os alunos sobre a visão do negro em Angola e no Brasil. Sansão é professor no seu país e tratando-se de educação, segundo ele, as crianças angolanas são melhor preparadas que as brasileiras, já que lá elas com 6 anos têm domínio de 5 a 6 idiomas. A fala de Sansão teve grande efeito nos alunos, estes pediram que ele volte para conversar novamente com eles e foram atendidos, ele voltará em março de 2012.

Após a fala de Ngenga, que aconteceu no dia 19/11, os professores trabalharam a conscientização a respeito do preconceito e valorização do negro. O professor Wilson confrontou os ideais de Nelson Mandela da África do Sul e Martin Luterking, norte-americano assassinado quando lutava pela defesa do negro nos USA, com os ideais do povo brasileiro ou a falta deles, pela fala do professor, no nosso país não existiram lutas tão significativas e marcantes como os exemplos anteriores.

Assim, também aconteceu com os alunos da professora de artes, Ana Cláudia, ela trabalhou as questões voltadas para as artes. Como a arte africana é representada? E ainda, um pouco da cultura desse continente. Por fim, as discussões resultaram em pinturas bastante criativas. A professora fez um mural com algumas delas, que vocês verão nas fotos abaixo.

O mais interessante desse trabalho é a interdisciplinaridade, através da junção das disciplinas de artes e história, os alunos puderam abordar o mesmo tema, tendo como base pontos diferentes, o lado histórico e o lado artístico, isso, pode fazer com que o aluno consiga assimilar de maneira mais eficaz a informação e o mais importante: perceber a relevância do tema. Enfim, conscientizar, fazer refletir, propor discussões é tornar o aluno mais cidadão.

Seguem alguns dos belos trabalhos realizados pelas crianças com o apoio dos professores.

Professor Wilson, com trabalhos da sétima série.







Trabalhos desenvolvidos pela professora Ana Cláudia, como turmas de quinta, sexta e sétima série.


Professora Ana Cláudia.





Postado por: Bárbara Marçal Celestino