sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Encontro do PIBID de Letras

Os alunos dos três cursos de Letras da UEPG tiveram, no último dia 07, a oportunidade de partilhar suas experiências nesses primeiros meses de realização dos subprojetos vinculados ao Programa de Iniciação à Docência - PIBID2. O dia de trabalho foi iniciado com um delicioso café da manhã, promovido tematicamente pelos acadêmicos, considerando a segunda língua que estudam (inglês, francês e espanhol).
A seguir, as equipes, acompanhadas das coordenadoras dos subprojetos e das supervisoras dos Colégios onde atuam, apresentaram um resumo das atividades realizadas até o momento. Foi um excelente momento de integração e confraternização, o que torna as expectativas para 2012 ainda maiores.
Nós, em especial, agradecemos a presença das professoras Paola e Joana, do Colégio Estadual Linda Bacila, local de desenvolvimento do nosso trabalho, assim como os depoimentos enviados pelo diretor e pela vice-diretora, professor Miguel e a professora Jaqueline.

Seguem algumas fotos:




 


Postado por: Priscila Cristiane Robaskievicz

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Itinerário!

Durante a semana que passou, bem como nesta, acontecem as avaliações e reavaliações aqui no Linda Bacila. Nesse meio tempo, os pibidianos deste subprojeto fazem leituras e trocas de experiências adquiridas por meio delas.
Além de auxiliar na aplicação e correção das avaliações, prepararam-se para o dia 07/12, no qual acontecerá um encontro de interação entre os participantes dos subprojetos dos cursos de Letras.
Os encontros que serão realizados, assim como o do dia 30/08 são indispensáveis para garantir a integração, conhecimento e boas relações entre todos os pibidianos da instituição.

Imagens do 1º Encontro de Integração dos Acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID 2011




Postado por: Leandro Guimarães Ferreira.

sábado, 3 de dezembro de 2011

HOMENAGEM AOS ALUNOS DO COLÉGIO LINDA BACILA.

   No último dia 22 de novembro, as acadêmicas Priscila, Josiane e Amanda ajudaram os alunos a montar um mural para parabenizar os participantes do concurso do Jornal da Manhã, na categoria HISTÓRIAS EM QUADRINHO. A proposta foi expor a primeira versão das histórias as quais foram enviadas para o concurso, assim como o endereço deste blog, para que toda a comunidade escolar acompanhe os diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos dois turnos em que o PIBID atua no Colégio Linda Bacila.
   Lembramos que os alunos, os professores e toda a equipe do colégio, mas também os visitantes, têm aqui neste blog um espaço democrático, todos podem colaborar. Nossa intenção é fazer com que várias vozes sejam ouvidas, que muitas opiniões sejam dadas e que talentos possam ser descobertos.

Aguardamos a colaboração de todos!

 Mural exposto no Colégio Linda Bacila.





                                           Postado por: Josiane Postanovski

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA: VALE A PENA REFLETIR

Hoje, nosso texto destacará a importância do trabalho realizado por alguns professores do Linda Bacila, que não estão ligados ao nosso subprojeto , mas que merecem destaque aqui, por terem proposto atividades nas quais demonstram preocupação com a formação educacional que estão ofertando aos seus alunos e mais, tornando-os cidadãos conscientes.

Alguns professores da escola Linda Bacila, como citado acima, trabalharam o dia da Consciência Negra com alunos de quinta a sétima série, os professores são: Wilson de história, Josane também de história e a professora de artes Ana Cláudia.

O professor Wilson convidou Sansão Ngenga, um angolano, para ir até a escola conversar com os alunos sobre a visão do negro em Angola e no Brasil. Sansão é professor no seu país e tratando-se de educação, segundo ele, as crianças angolanas são melhor preparadas que as brasileiras, já que lá elas com 6 anos têm domínio de 5 a 6 idiomas. A fala de Sansão teve grande efeito nos alunos, estes pediram que ele volte para conversar novamente com eles e foram atendidos, ele voltará em março de 2012.

Após a fala de Ngenga, que aconteceu no dia 19/11, os professores trabalharam a conscientização a respeito do preconceito e valorização do negro. O professor Wilson confrontou os ideais de Nelson Mandela da África do Sul e Martin Luterking, norte-americano assassinado quando lutava pela defesa do negro nos USA, com os ideais do povo brasileiro ou a falta deles, pela fala do professor, no nosso país não existiram lutas tão significativas e marcantes como os exemplos anteriores.

Assim, também aconteceu com os alunos da professora de artes, Ana Cláudia, ela trabalhou as questões voltadas para as artes. Como a arte africana é representada? E ainda, um pouco da cultura desse continente. Por fim, as discussões resultaram em pinturas bastante criativas. A professora fez um mural com algumas delas, que vocês verão nas fotos abaixo.

O mais interessante desse trabalho é a interdisciplinaridade, através da junção das disciplinas de artes e história, os alunos puderam abordar o mesmo tema, tendo como base pontos diferentes, o lado histórico e o lado artístico, isso, pode fazer com que o aluno consiga assimilar de maneira mais eficaz a informação e o mais importante: perceber a relevância do tema. Enfim, conscientizar, fazer refletir, propor discussões é tornar o aluno mais cidadão.

Seguem alguns dos belos trabalhos realizados pelas crianças com o apoio dos professores.

Professor Wilson, com trabalhos da sétima série.







Trabalhos desenvolvidos pela professora Ana Cláudia, como turmas de quinta, sexta e sétima série.


Professora Ana Cláudia.





Postado por: Bárbara Marçal Celestino