quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Docente de Letras representa a UEPG no FCírculo


por Carlos Alberto Mayer

A professora Rosana Apolonia Harmuch, do Departamento de Letras Vernáculas, da Universidade estadual de Ponta Grossa, participa como convidada para proferir uma palestra na “II Ficção Científica em Debate” (FCírculo). O evento erá realizado até esta sexta-feira (21) no espaço de Cinema do Campus Santa Cruz, da Universidade Estadual do Centro-Oese do Paraná (UNICENTRO), em Guarapuava. A docente da UEPG fará uma abordagem sobre o filme ‘Solaris’, de 1972, dirigido por Andrei Tarkovski. O FCírculoexibe e coloca em debate filmes de ficção científica, com o objetivo de traçar relações entre cultura, sociedade e ficção, como sequência às discussões promovidas no ano passado.
De acordo com a professora Rosana, as sessões têm início sempre às 19h30, com exceção no dia 20, que será às 19h devido à duração do filme a ser discutido. Além da representante da UEPG, foram convidados professores de diversas instituições do país para estar à frente das discussões, a exemplo dos professores Silnei Schartes Soares, doutorando pela Universidade de Brasília; Rodolfo Rorato Londero, doutor pela Universidade Federal de Santa Maria; e Bruno Weber, mestre pela Unesp.
O II FCírculo é realizado pelo Grupo de pesquisa Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes (GCC), pelo Departamento de Comunicação Social (Decs) e pela Unicentro. Além disso, conta com o apoio da direção do Campus Santa Cruz, do NPCinema e do veículo de comunicação laboratorial Ágora. Mais informações podem ser obtidas no site (http://www.unicentro.br/fcirculo) ou no blogue do Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro (http://npcinema.tumblr.com).
 
Na programação desta quinta e sexta constam:
 
20/10 - Ficção Científica e a Virtude do Herói
Convidado: prof. dra. Rosana Apolonia Harmuch (UFPR)
Em debate: Solaris (1972), de Andrei Tarkovski
Obs.: A sessão começará às 19 horas.
 
21/10 - Alienígenas comunistas ou vaginas do espaço.
Convidado: prof. dr. Rodolfo Rorato Londero (UFSM).
Em debate: Vampiros de Almas (1956), de Don Siegel

Fonte:
http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1641