sexta-feira, 30 de setembro de 2011


Escolas da rede pública destacam-se nos 56º JEPs


por Neomil Macedo

O Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, de Ponta Grossa, dominou as provas de atletismo na 56ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De cinco troféus de campeão possíveis, nos grupos I, II e III, masculino e feminino, o colégio ponta-grossense conquistou cinco. A escola da rede estadual de ensino desenvolve um projeto de formação de talentos para o atletismo, sob a coordenação do professor de Educação Física, Miguel Dombrowski (diretor), tendo revelado atletas que figuram no ranking nacional da modalidade, a exemplo de Aline Batista da Rosa (PR), Wanessa Taciana do Nascimento Zavolski, especialistas nas provas de 400 metros com barreiras.
No grupo III, a Escola Linda Bacila ficou com o título, seguida do Colégio General Osório, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o curso de Jornalismo/UEPG. No masculino, o título foi para o curso de Educação Física da Faculdade Sant’Ana, com Engenharia Civil, em segundo; e Colégio Elzira Correia de Sá, em terceiro. No grupo II, as meninas da Linda Bacila levaram o troféu de campeãs, com o Sagrada Família, na segunda posição; e o General Osório, em terceiro. A classificação do masculino fechou os três primeiros lugares, com Linda Bacila, Sagrada Família e General Osório. O grupo I feminino, registros melhores desempenhos da Linda Bacila, Sagrada Família, Escola Estadual Francisco Pires Machado; e no masculino, Linda Bacila, Sagrada Família e Francisco Pires Machado. A provas foram disputadas na pista do Campus de Uvaranas.
TÊNIS DE MESA
Nas competições de Tênis de Mesa, o destaque fica para o Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques, de Turvo, que conquistou os títulos nos grupos I e II feminino, além de boas colocações no masculino. No grupo I, as meninas de turvo subiram no ponto mais alto do pódio, com o Colégio Júlio Teodorico, em segundo; e a Escola Nossa Senhora das Graças, em terceiro. Entre os meninos, o titulo foi para o Júlio Teodorico, com o Colégio Sepam em segundo; e o Edite Marques, na terceira posição.
No grupo II, a Escola Edite Marques sagrou-se campeã, seguida do Colégio Nossa Senhora das Graças, Colégio Sagrada Família. Entre os meninos, o título foi para o Colégio Sepam, como Sagrada Família, em segundo; e o Nossa Senhora das Graças, em terceiro. A Escola Edite Marques ficou na quinta posição. A modalidade foi disputada no Ginásio de Esportes do Colégio Neo Master.
VÔLEI DE PRAIA
Destaque para as escolas da rede pública também no vôlei de praia, cujas disputas ocorrem no Parque Ambiental Manoel Ribas, no centro de Ponta Grossa. O Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças obteve os títulos no grupo I, masculino e feminino; e no grupo II, masculino, obtendo a terceira colocação no grupo II feminino.
Nas disputas do grupo I, o Colégio Nossa Senhora das Graças sagrou-se campeão, com o Positivo de Telêmaco Borba, em segundo; e a Escola Linda Bacila, em terceiro. Entre os garotos, o Nossa Senhora das Graças levou o ouro; o Sagrada Família, a prata; e o Colégio Estadual Epaminondas Novaes Ribas, o bronze. No grupo II, o título foi para o Colégio Sant’Ana, seguido da Escola Linda Bacila; e do Nossa Senhora das Graças. O troféu de campeão do masculino ficou com o Nossa Senhora das Graças, seguido do Marista, e do Colégio Sant’Ana.
PROGRAMAÇÃO

Além da definição de semifinalistas e campões das modalidades coletivas, a programação desta quarta-feira marca o início das competições de xadrez, no Ginásio de Esportes do Instituto de Educação César Prieto Martinez. Na quinta-feira, serão disputadas as provas de natação, na piscina do Campus de Uvaranas.
Até o próximo sábado, os Jogos da Primavera reúnem atletas de 96 estabelecimentos de ensino e cursos universitários, representando 23 municípios. A competição é organizada pelo Centro de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG, com apoio do Departamento de Educação Física, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais/Divisão de Assuntos Culturais, Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, Secretaria Especial de Esportes, Paraná Esportes e Caixa Econômica Federal.
A programação e boletim de resultados dos 56º JEPs estão disponíveis no endereço www.uepg.br/primavera. 
 
Fonte: Site UEPG