sábado, 14 de julho de 2012



Visita a Curitiba
No ultimo dia 04 de julho, professores, alunos e pibidianos do Colégio Estadual Profª Linda Salamuni Bacila fizeram uma visita ao museu Oscar Niemeyer, o MON, e ao Parque da Ciência Newton Freire Maia.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o interior e exterior do museu acompanhados de monitores, além de prestigiar a exposição "1911-2011 Arte brasileira e depois, na Coleção Itaú”. A mostra pontua 100 anos de arte brasileira, reunindo 177 obras , do quadro "A Pequena Aldeã", de Lasar Segall, da primeira década do século 20, à instalação interativa "[Op_Era] Haptic Interface", realizada por Rejane Cantoni e Daniela Kutschat, no começo do século 21. Em "1911-2011  Arte brasileira e depois, na Coleção Itaú", há desde obras bidimensionais, tridimensionais, vídeos, holografia, videoinstalação e instalação digital. Um dos destaques é obra da ilustre de Tarsila do Amaral, uma das principais responsáveis pela introdução do Modernismo no Brasil, conhecida pela sua genialidade e também pelo uso de cores vivas, abordando temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil.


Várias obras foram vistas, como as de Mário de Andrade, de Candido Portinari, de Luiz Zerbini, de Poty Lazzarotto, entre outros artistas importantes. A exposição “Poty, de todos nós” mostra a trajetória de um dos mais ilustres artistas do Paraná. Os trabalhos ocupam o salão principal, o ‘’olho’’ do MON. A exposição também abre espaço às ilustrações feitas para obras literárias e para o trabalho que ele realizou com murais e vitrais.

Em seguida, todos foram ao Parque da Ciência Newton Freire Maia situado em Pinhais, onde os visitantes conheceram o mundo das descobertas científicas e tecnológicas. Como existe uma escala temática para dividir as visitas e fomos em uma quarta-feira, conhecemos a exposição sobre astronomia, sobre geografia e sobre biologia, assuntos extremamente importantes para complementar os trabalhos e atividades em sala de aula.


Além de ser uma viagem divertidíssima, acrescentou muito conhecimento a todos, foi uma ótima oportunidade de adquirir valores intelectuais, sociais e culturais.

Quem deseja saber mais sobre esses lugares basta acessar os sites:



Postado por: Pamela Tullio

terça-feira, 3 de julho de 2012

10  Anos de CONEX

CONEX (Encontro Conversando sobre Extensão) é uma iniciativa  da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, através de sua Divisão de Extensão Universitária, que tem com meta fundamentar uma conexão constante de divulgação e discussão das ações extencionistas, executadas pela comunidade acadêmica da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).



Tem também como objetivos : divulgar as
 atividades de extensão desenvolvidas na
UEPG e outras  instituições; possibilitar a
troca de informações  entre os acadêmicos
e também  fortalecer o desenvolvimento de
ações  extencionistas, através  de parcerias 
com a comunidade.
O Conex  2012 teve inicio no dia 13 de  junho às 14h, no Campus de Uvaranas, no prédio do PDE, em frente ao Bloco L  e teve sequência nos dias 14 e 15. Os candidatos que participaram esse ano poderiam se inscrever  nas seguintes categorias : PÔSTER E PRODUTO e CATEGORIA: COMUNICAÇÃO ORAL.
As alunas Agueda Moreira e Tatiane Mainardes,
acadêmicas do primeiro ano do curso de letras  Português/Francês.Participaram da categoria:
Pôster,com o projeto:SENSIBILIZAÇÃO AO 
APRENDIZADO DE LÍNGUA FRANCESA.




 O PIBIDI de Espanhol estava presente,com os  acadêmicos Graziela Borsato e Victor Ricardo 
Romero Masgo.
Participaram da categoria Comunicação oral,com o projeto:OS GÊNEROS TEXTUAIS, O ENSINO MULTICULTURAL E AS AFRICANIDADES.
Para maiores informações sobre CONEX acesse:http://www.uepg.br/conex/





                                                                                                            Por: Luana Costa